Contador para empresa importadora: entenda a importância de ser assessorado por esse profissional

Tempo de leitura: 4 minutos

Empresas que trabalham com comércio exterior, e não estão preparadas para lidar com as exigências e regulações para o mercado em que atuam, têm grandes chances de enfrentar dificuldades operacionais. Essa normatização varia muito em relação ao objeto que é comercializado e nem todas as empresas contam com profissionais qualificados para lidar com tanta complexidade. Por isso, a expertise do contador para uma empresa importadora é crucial.

A seguir vamos nos aprofundar nesse problema. Continue a leitura e entenda as principais dificuldades das empresas no setor de importação e exportação, como a terceirização da contabilidade pode contribuir para eficiência, problemas comuns para a contabilidade nesse setor e como terceirizar pode ser uma solução. 

Dificuldades no setor de importação e exportação: legislação, burocracia, tecnologia

Embora seja uma oportunidade de crescimento para algumas empresas e uma necessidade para outras, atuar no comércio exterior é sinônimo de muito trabalho de maneira geral. Alguns fatores em particular contribuem para isso.

Primeiro, é preciso ter em vista que resoluções e normas de diferentes países podem afetar métodos e procedimentos de importação e exportação, sendo necessário que empresas se mantenham atualizadas e monitorem qualquer previsão de mudança. É muito comum que empresas atuantes no setor passem por problemas relacionados à legislação, como retidão de produtos em alfândegas e questões fiscais e tributárias, normalmente causadas por irregularidades na documentação.

Qualquer problema dessa natureza pode causar grande impacto na contabilidade de uma empresa. A burocracia em transações de comércio exterior é implacável, portanto, é necessário o máximo de cuidado e atenção do contador para empresas importadoras, ao lidar com atividades relacionadas ao comércio exterior.

O uso de tecnologia para ajudar em alguns dos problemas mais comuns ainda é negligenciado pelas empresas. No entanto, com seu uso é possível otimizar as operações de comércio exterior através da automatização de algumas etapas dos processos. São ferramentas que podem oferecer vantagens para as quais as empresas devem estar sempre atentas.

Porque terceirizar a contabilidade: custo e eficiência

Não importa o tamanho de sua empresa ou o seu segmento de atuação, uma gestão eficiente sempre está associada ao equilíbrio entre economia de recursos, eficiência de trabalho e qualidade de resultados. Por isso, quando se trata da contabilidade, muitas vezes empresas precisam decidir entre designar um profissional responsável, criar um setor próprio, ou terceirizar o serviço. 

Naturalmente, qualquer decisão vai depender do porte da empresa, seu segmento de atuação, tendências do mercado, entre outras variáveis. No entanto, a terceirização é, para muitas empresas, a solução mais acertada. As exceções normalmente se devem às grandes empresas e corporações, que têm capacidade para criar seus próprios departamentos de contabilidade, e às empresas de pequeno porte, que não dependem tanto da contabilidade para gestão dos negócios.

Para entender as vantagens de terceirizar o setor, basta considerar que contratar um contador para empresa importadora normalmente sai mais caro do que terceirizar o serviço de uma empresa especializada, que poderá ainda oferecer toda uma estrutura de recursos humanos e aparato técnico voltados para um segmento específico de mercado.

Além disso, toda terceirização de setores estratégicos tem o efeito natural de permitir que o tempo, antes gasto para as atividades terceirizadas, possa agora ser dedicado à outras atividades centrais para a empresa.

Contabilidade e comércio exterior: dificuldades do contador para empresa importadora

As principais dificuldades nas atividades relacionadas à contabilidade em empresas que lidam com comércio exterior, se devem à falta de experiência dos profissionais em acompanhar as exigências desse tipo de relação comercial.

Em negociações de importação e exportação é necessário lidar com sistemas, procedimentos e documentos, como: 

  • Sistema Integrado de Comércio de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variação no Patrimônio (SISCOSERV);
  • Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex); 
  • Registros de Variação Cambial; 
  • Contratos de Câmbio;
  • Emissão de Notas Fiscais de Importação.

Assim, trabalhar com comércio exterior requer habilidade e experiência em lidar com todas essas particularidades. Por isso, cada vez mais empresas do setor têm buscado a solução para a contabilidade na terceirização do serviço.

Empresas especializadas como a CLM Controller oferecem um serviço diferenciado para empresas importadoras. Além de cuidar de toda a gestão contábil da empresa, oferecemos o suporte necessário para questões estratégicas, como fechamento de câmbio, solicitação do cadastro Siscomex/Radar e emissão de notas fiscais em padrão internacional.

Tudo isso é feito com os devidos cuidados de uma organização com mais de 30 anos de experiência no mercado, que vão desde o alinhamento de expectativas e metas até concepção um planejamento estratégico para um desempenho escalável e saudável para a empresa.

Confira em nosso site os serviços de Contabilidade Especializada em Importadoras, fale com um de nossos atendentes, solicite o seu atendimento para uma avaliação e resolva definitivamente o seu problema de contador para empresa importadora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *