Por que contratar um serviço de contabilidade?

Tempo de leitura: 14 minutos

A contabilidade nasceu na antiguidade, com a finalidade de fazer registros nos comércios. Atualmente, ela é aplicada em todos os setores da economia e exerce diversos papéis importantes. Por isso, a contabilidade é o tema principal aqui.

 

O conceito de contabilidade

A definição mais conhecida de contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Isso inclui dados qualitativos e quantitativos.

Como resultado, é apresentada uma análise que engloba os fatos acerca da formação, movimentação e variação de um patrimônio ao longo do tempo. Dessa forma, a entidade administradora fica a par das informações necessárias para a tomada de ações.

 

Mas em termos práticos, o que é a contabilidade?

O conceito de contabilidade, de acordo com os grandes especialistas da área, é um pouco complexo e até mesmo abstrato. Por isso, resolvemos trazer um conceito mais simples, com uma definição mais prática e atual.

Assim, podemos dizer que a contabilidade usa os dados financeiros de uma entidade (que pode ser uma empresa ou uma pessoa física) para medir sua riqueza e as variações que ocorreram em determinado período.

Tudo isso que foi medido é registrado em documentos apropriados, resultando em poderosos artifícios em momentos de tomada de decisão.

Um ponto importante a ser ressaltado é a interpretação dos dados e resultados. A contabilidade não se resume ao mero registro de números e elaboração de documentos, muito pelo contrário. É justamente a interpretação que a torna tão interessante.

 

Finalidade da contabilidade

A finalidade principal da contabilidade é fornecer recursos para uma boa gestão patrimonial, seja para pessoas ou entidades.

No entanto, existem outras finalidades que foram atribuídas à contabilidade em épocas mais recentes e são muito importantes nos dias de hoje.

Nessas finalidades mais atuais e específicas podemos incluir a gestão tributária e a assessoria em questões como abertura, fusão, cisão e fechamento de empresas bem como gerenciamento de processos envolvidos na admissão e demissão de funcionários e cuidados com a folha de pagamentos.

Segmentações na contabilidade

Com a evolução do conceito prático de contabilidade e suas finalidades, novas segmentações surgiram com o objetivo de promover melhor organização dentro das diversas possibilidades.

Atualmente, pode-se segmentar a contabilidade nas seguintes categorias: financeira, fiscal ou tributária, pública, social, governamental, rural, internacional, bancária, gerencial, interna, externa, de auditoria, de perícia, entre tantas outras.

 

Quais são os objetivos da contabilidade?

Os objetivos da contabilidade são os seguintes:

  • Mensurar um patrimônio e todos seus recursos
  • Medir e registrar as variações no valor de um patrimônio
  • Garantir interesses financeiros de entidades
  • Promover os deveres fiscais de entidades

Quais são os profissionais que atuam na contabilidade?

No Brasil, o órgão regulamentador desses profissionais é o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). De acordo com as normas estabelecidas, são chamados de contadores os profissionais com bacharel em ciências contábeis e que foram aprovados no exame de suficiência do CFC.

Já os que possuem nível de ensino técnico em contabilidade são chamados de técnicos em contabilidade.

Além da diferença no grau de escolaridade, o CFC determina que apenas os contadores podem realizar atividades de auditoria, perícia e análise de balanços.

Por isso, muitos empregadores dão preferência à contração de contadores.

 

Quanto custa um contador?

O valor cobrado por um contador depende de inúmeros fatores, como os serviços prestados, a complexidade envolvida e o tipo de contratante, que pode ser pessoa física ou jurídica.

Além disso, o custo pode variar dependendo da região e da experiência do profissional escolhido e o custo varia muito de acordo com a empresa. Pensando nisso, vamos listar os principais serviços oferecidos por um contador:

  • Imposto de Renda Pessoa Física;
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • Publicações de Atas e arquivamento na Junta Comercial;
  • Estatutos de condomínio;
  • Atas de Assembleias Gerais de empresas;
  • Escrituração fiscal de entidades sem fins lucrativos;
  • Registro de empresário;
  • Processamento da folha de pagamentos.

 

 

Quanto custa a mensalidade de um contador?

A mensalidade e os honorários de um contador variam muito, pois são diversos os serviços que podem ser executados. Fatores como faturamento da empresa, número de funcionários e atividades solicitadas são determinantes para o valor.

De modo geral, o preço varia muito de acordo com a empresa, região e todos os fatores já citados.

 

O que está incluso na mensalidade de um contador?

Na mensalidade de um contador estão inclusos os serviços mais básicos da contabilidade, dados como obrigatórios. Alguns exemplos são cálculo da folha de pagamento, emissão de holerites, emissão das guias tributárias, escrituração do livro caixa, geração das demonstrações financeiras e de lembretes para o pagamento das tributações.

Alguns contadores oferecem planos de mensalidades diferentes, cada um incluindo serviços diferentes. Assim, o cliente pode escolher dentre as opções qual vai atender melhor.

 

Quanto um contador cobra para abrir uma empresa?

O valor cobrado em um processo de abertura de empresa depende do tipo de empresa que será aberta, do local onde isso acontecerá e do profissional contratado.

De modo geral, o valor varia bastante de acordo com a região e estrutura da empresa.

Saiba quanto custa para terceirizar a folha de pagamento

 

O que está incluso no valor cobrado para abrir uma empresa?

O preço inclui o serviço completo de abertura de empresa, desde a ida ao cartório ou Junta Comercial para fazer o registro, passando pela criação do CNPJ na Receita Federal e finalizando com a emissão do alvará de funcionamento e das Inscrições Estadual e Municipal.

Caso necessário, o contador também pode indicar qual tipo de abertura de empresa é mais recomendada, considerando várias questões, como faturamento, tributação e tamanho do negócio.

 

Qual é o custo para abrir uma empresa em São Paulo?

No estado de São Paulo, o custo médio para a abertura de uma empresa é de R$1500.

Isso inclui os custos fiscais e sociais, ou seja, as documentações necessárias (registro, abertura de CNPJ, inscrições estadual e municipal).

O valor para o capital de giro e pagamento dos primeiros salários, custos e tudo que for necessário para alavancar a empresa, não estão inclusos.

 

Quanto tempo demora para abrir uma empresa em São Paulo?

O tempo médio de abertura de uma empresa tanto no estado quanto na cidade de São Paulo é 15 dias úteis.

Nesse prazo foi considerado o procedimento completo de abertura de empresas, desde a organização da documentação solicitada até que tudo seja aprovado e o empresário tenha em mãos o CNPJ, alvará e as Inscrições Estadual e Municipal.

 

Quais são os impostos pagos por uma empresa em São Paulo

As empresas localizadas no estado de São Paulo devem pagar todos os tributos federais e estaduais listados a seguir.

Federais: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto de Importação (II).

Estaduais: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Já as empresas localizadas no município de São Paulo devem pagar os seguintes tributos, além dos citados acima.

Municipais: Taxa de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (TRSS), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF), Declaração para o Índice de Participação dos Municípios (DIPAM), Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE).

É importante ressaltar que o regime tributário interfere diretamente em quais tributos devem ser pagos e as alíquotas aplicadas. Além disso, nem todos os impostos são obrigatórios para todas as empresas. Por exemplo, o Imposto de Importação (II) só é obrigatório para os negócios envolvidos com algum tipo de importação.

 

O que se faz em um escritório de contabilidade?

O escritório de contabilidade atua nos setores contábil, fiscal, financeiro, pessoal e societário para garantir o bom funcionamento de um negócio.

Isso inclui desde as tarefas mais básicas para manter a empresa funcionando até funções mais estratégicas.

Como exemplos das mais básicas, pode-se citar a confecção da documentação contábil, controle de fluxo de caixa, folha de pagamento e abertura de empresa. Já nas estratégicas, inclui-se o planejamento tributário e o relatório gerencial.

 

A função de um escritório de contabilidade

O escritório de contabilidade tem como função garantir as tarefas básicas relacionadas aos setores contábil, fiscal, financeiro, pessoal e societário.

No entanto, é preciso destacar aqui a diferença entre a contratação de um contador e um escritório de contabilidade.

O contador, como mencionado anteriormente, tem os conhecimentos necessários para lidar com todas as tarefas necessárias para manter uma empresa funcionando. Porém, geralmente os serviços oferecidos têm caráter mais pontual.

Já no escritório de contabilidade, os resultados oferecidos têm função gerencial e estratégica. Além de todos os serviços de manutenção para que as obrigações de uma empresa se mantenham em dia, um escritório conta com um time de profissionais diversos, com expertises específicas para gerar resultados ainda melhores para uma empresa.

Isso significa que o escritório de contabilidade vai além de meras obrigações ficais e contábeis, ajudando uma empresa a tomar decisões mais estratégicas com foco em uma saúde financeira segura e de longo prazo.

 

Serviços disponíveis em um escritório de contabilidade

Existem inúmeros serviços disponíveis em um escritório de contabilidade. Para melhor organização, vamos dividir as tarefas em contábil, fiscal, financeira, pessoal e societária.

Começando pelos serviços contábeis, podemos citar:

  • Escrituração contábil
  • Relatório gerencial
  • Fluxo de caixa
  • Balanço patrimonial

 

Nos serviços fiscais estão inclusos:

  • Planejamento tributário
  • Calendário tributário
  • Emissão de guias de impostos
  • Organização das demonstrações contábeis que devem ser entregues durante a tributação
  • Contabilidade tributária corretiva

 

As tarefas financeiras são:

  • Emissão de notas fiscais
  • Pagamentos bancários
  • Conciliação bancária
  • Planejamento financeiro
  • Organização de contas a pagar e receber

 

No âmbito dos serviços relacionados ao pessoal:

  • Processamento da folha de pagamento
  • Gerenciamento de pessoas
  • Preparação de holerite
  • Processamento de documentação de admissão e rescisão
  • Emissão de guias trabalhistas, como FGTS e INSS
  • Cálculo do pró-labore
  • Apuração e emissão de contracheques

 

Por fim, os serviços societários abordam:

  • Abertura e fechamento de empresas
  • Alterações contratuais
  • Cisão, fusão e incorporação de sociedades

 

O funcionamento de um escritório de contabilidade

Um escritório de contabilidade geralmente funciona em horário comercial, das 8h às 18h, podendo haver variações.

Além disso, muitos deles oferecem serviços online, que ficam à disposição do cliente 24 horas por dia, como os relatórios gerenciais em tempo real.

 

Como contratar um escritório de contabilidade?

Para contratar um escritório de contabilidade, existem alguns pontos que devem ser levados em conta.

Primeiramente tenha em mente que buscar um escritório de contabilidade é um marco decisivo no gerenciamento da sua empresa, justamente pelos inúmeros resultados positivos que são oferecidos.

Por isso, dedique-se para encontrar um escritório de contabilidade que atenda suas necessidades, e assim, construa uma boa relação de confiança.

Outro ponto que você deve saber é que existem escritórios de contabilidade preparados para oferecer soluções específicas para algumas empresas, como telecomunicações, publicidade e marketing, serviços de saúde, dentre outros.

Note se o escritório oferece soluções digitais, pois isso indica se o escritório tem maiores tendências à inovação.

Os serviços online facilitam muito no dia a dia, além de promoverem mais agilidade, praticidade e uma comunicação mais próxima e eficiente entre o escritório de contabilidade e o cliente.

 

Quais são as rotinas mensais em um escritório de contabilidade?

As rotinas mensais de um escritório de contabilidade contam com processos bem estruturados e aliados a tecnologias de ponta para oferecer um resultado rápido, eficiente e com qualidade para os clientes.

De maneira geral, isso pode variar bastante, mas existem alguns princípios que quando seguidos otimizam as rotinas mensais nos escritórios de contabilidade. Veja a seguir alguns pontos:

 

Comunicação próxima com o cliente

Uma comunicação próxima com o cliente garante o bom alinhamento entre as expectativas, além de fornecer todos os dados para que o escritório contábil entregue os melhores resultados.

Isso também ajuda na construção de uma relação duradoura e de confiança.

 

Organização de documentos

Quando o assunto é contabilidade, já vem à mente pilhas e pilhas de documentos. É claro que essa já não é a realidade em boa parte dos escritórios, mas a boa organização dos documentos ainda é primordial.

Além facilitar o desenvolvimento das atividades, promove rapidez e praticidade. Uma excelente alternativa é o armazenamento dos documentos na nuvem.

 

Calendário de reuniões

Outro ponto presente nas rotinas mensais são as reuniões, que envolvem clientes, órgãos burocráticos, assuntos internos e outros contatos necessários. Por isso, um calendário de reuniões garante uma agenda organizada.

 

Listagem de tarefas

O uso de metodologias que facilitam o gerenciamento das tarefas é muito comum não só em escritórios de contabilidade. Uma alternativa é usar post-its que organizem as tarefas mensais em relação à prioridade, complexidade e categoria.

 

Software de gestão

Uma boa ferramenta de gestão é sempre em vinda e ajuda na criação de uma rotina. Os escritórios de contabilidade têm contado com a tecnologia até mesmo em seus próprios gerenciamentos, e dentro disso, um software de gestão é muito bem-vindo.

Com isso, todos profissionais se mantem alinhados a respeito do andamento das tarefas.

 

Profissionais de ponta

Um fator que influencia muito em uma boa rotina para um escritório contábil é contar com um time de profissionais muito bem capacitados para atender as mais diversas demandas. Dessa forma, o serviço é entregue com qualidade, eficiência e rapidez.

 

Esse post reuniu as principais dúvidas dos nossos clientes e amigos, foi feito com muito carinho para te ajudar a entender a importância de um escritório de contabilidade.

Caso tenha interesse, conheça melhor o serviço e estrutura que temos a oferecer, além da nossa garantia exclusiva.

 

Conheça aqui os nossos serviços.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *