Escritório de contabilidade para empresas de TI: entenda a importância de ser assessorado por esse profissional

Tempo de leitura: 6 minutos

Atualmente, com a implantação de novos regimes para a abertura de empresas, muitos gestores têm deixado de contar com o apoio de um escritório de contabilidade para empresas de TI.

Porém, devido a vários motivos, dentre eles a falta de organização do fluxo de caixa e o não cumprimento das legislações, não ter o auxílio de um assessor pode ser um grande erro, o qual fará com que a empresa passe por sérios problemas.

Mas no decorrer desta postagem você irá encontrar inúmeras informações relacionadas à importância de contar com o apoio de um escritório de contabilidade para empresas de TI, a fim de obter um melhor crescimento corporativo.

Então, saiba mais lendo este conteúdo até o fim!

 

Legislação específica para empresas de TI

Contar com os serviços de um assessor contábil é fundamental para que sua empresa de TI possa ter um melhor controle financeiro, de pessoal e também sobre a legislação aplicada no Brasil.

E isso é imprescindível, pois as leis brasileiras costumam sofrer modificações com grande frequência e, somente um profissional que lide com elas diariamente, será capaz de proporcionar resultados eficientes, evitando problemas com os órgãos de fiscalização.

Além disso, os profissionais de contabilidade conseguem com maior desenvoltura, cuidar dos aspectos relacionados à previdência, eliminando ainda as chances de receber notificações de auditores das leis do trabalho.

Outro fator que faz com que a contratação de um escritório de contabilidade para empresas de TI seja muito importante é o fato de os profissionais estarem aptos a lidar com toda a parte burocrática, inclusive com relação à abertura de novas empresas ou filiais.

Porém, ter o auxílio de um assessor contábil não se trata apenas de conseguir compreender bem as leis e tributos, mas ainda ter uma maior noção sobre o mercado, de qual maneira o setor atua e o que pode, desta forma, ser feito para que a empresa se torne mais sólida.

Afinal, atuar em ramo de contabilidade não implica somente em realizar cálculos e apurar impostos, mas também fazer com que o negócio se torne cada vez mais engajado por grandes estratégias financeiras.

 

Benefícios de ter um escritório de contabilidade para empresas de TI

Bem, agora que você já sabe como o escritório de contabilidade para empresas de TI pode atuar frente à legislação específica, é o momento de conhecer alguns benefícios que oferece dentro deste segmento. Veja na lista seguir:

  • estimular a tomada de decisão ideal, devido ao alto conhecimento dos profissionais sobre o mercado;
  • melhor capacidade de análise;
  • visão de negócio mais ampla e estratégica;
  • decisões com melhores chances de exatidão;
  • mais facilidade quanto à resolução de problemas;
  • mais agilidade para fornecer respostas frente aos parceiros e órgãos públicos e fiscais;
  • melhor qualificação para lidar e aplicar regras em seu ramo de atuação.

 

Tributação para empresas de TI

Outro grande problema que muitos gestores enfrentam tem relação com os tributos, pois precisam fazer uma apuração precisa de todos os impostos devidos.

Os assessores ficarão responsáveis ainda por emitir e enviar todas as guias que precisarão ser pagas, além de realizar todo o acompanhamento a fim de evitar qualquer tipo de pendência com o fisco.

Um profissional qualificado será capaz também de fazer projeções relacionadas à carga tributária de sua empresa, para que o melhor regime seja escolhido, o que oferece uma considerável economia em termos de impostos.

E pelo fato de que as empresas de TI não se encaixam nos modelos tributários tradicionais, é preciso que seja criado um plano específico para esta categoria, e os assessores contábeis são a melhor indicação para esta atividade.

Dentre os diversos regimes tributários existentes atualmente, os seguintes podem ser definidos para as empresas de TI:

  • Lucro real: tem os tributos apurados com base nos lucros efetivos e sobre os rendimentos mensais ou trimestrais da empresa, sendo obrigadas a optar por este regime, todas aquelas com um faturamento acima de R$78 milhões no prazo da apuração;
  • Lucro presumido: este é simplificado para que base de cálculo IRPJ e CSLL sejam determinadas. Todas as empresas que não forem obrigadas a optar pelo lucro real, poderão escolher este regime;
  • Simples Nacional: este regime visa proporcionar mais praticidade ao empreendedor, pois todos os tributos são recolhidos em uma única guia. No entanto, apesar de gerar maior economia, nem sempre esta será a melhor opção no caso das empresas de TI.
  • Frente a tantas opções, a maneira de realizar a escolha mais adequada será por meio do auxílio de um assessor contábil.

 

Dificuldades das empresas de TI

Um dos grandes equívocos que podem levar às organizações às dificuldades, é não considerar a possibilidade de investir capital em um escritório de contabilidade para empresas de TI, de modo a conseguirem otimizar seus processos internos.

O que muitos precisam compreender é que cuidar da contabilidade, do Departamento Pessoal e Recursos Humanos, além de toda a parte burocrática, é algo que exige extrema cautela.

Portanto, ter um profissional especializado que irá ficar responsável especificamente por esse tipo de atividade poderá gerar um lucro significativo para seu negócio de TI, considerando que muitos erros deixarão de acontecer e que o tempo gasto com cada tarefa poderá ser ocupado com outra atividade pelos colaboradores contratados.

Além disso, os assessores de contabilidade possuem uma série de recursos, como os softwares de gestão, os quais contribuem ainda mais para que haja mais agilidade na conclusão dos processos e que todos os resultados sejam mais assertivos, evitando ainda a incidência de fraudes, etc.

 

Conheça a CLM Controller, um Escritório de contabilidade para empresas de TI

Com mais de 30 anos atuando no mercado, a CLM Controller conta com uma equipe totalmente qualificada, formada por cerca de 90 colaboradores, todos com registro no Conselho Regional de Contabilidade e um gerente de conta específico, dedicado e qualificado, para ajudar em suas necessidades.

E para melhor atender às empresas de TI, as quais não se enquadram nos modelos tradicionais, nós desenvolvemos um plano especial, a fim de contribuir com sua gestão financeira e tributária.

Veja na lista a seguir alguns dos principais serviços que oferecemos para melhor atender às empresas voltadas para o ramo da tecnologia da informação:

  • regimes tributários específicos;
  • reembolso para consultores;
  • lei sobre a terceirização (consultoria);
  • gestão financeira.

 

Neste post você conferiu como o escritório de contabilidade para empresas de TI, pode ser útil neste ramo de atuação.

Para saber mais sobre nossos planos e serviços, acesse nosso site ou entre em contato por e-mail.

Você já ouviu falar em BPO de folha de pagamento? Saiba tudo por aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *