Imposto de Renda Solidário 2021: o que você precisa saber?

Tempo de leitura: 4 minutos

Doações pelo Imposto de renda solidário 2021 para instituições de caridade ou de apoio a cultura podem garantir dedução de até 6% do valor dos impostos.

O ano passado foi marcado pela pandemia da nova COVID-19 que mudou profundamente diversos aspectos da sociedade mundo a fora, apesar do inicio das vacinações, o cenário para 2021 não deve ter muitas alterações por longos meses.

Atualmente no Brasil, mais de 14 milhões de pessoas sofrem com desemprego, uma parcela significativa causada sobretudo pela pandemia, o que elevou em muitas regiões a solidariedade e doações para instituições.

Apesar de ainda não possuir calendário oficial, tradicionalmente são nos meses de março e abril que acontece a arrecadação do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas.

O que passa despercebido para muitas pessoas é a possibilidade de garantir o abatimento do valor, de acordo com as ações sociais realizadas no ano anterior.

O imposto de renda solidário 2021 permite que você faça isso!

A perspectiva ser solidário e manter seus deveres como cidadão, pode ser animadora, principalmente em um cenário onde poucas pessoas doam parte de seus impostos.

De acordo com dados da Receita Federal, menos de 5% dos que se enquadram como doadores no Imposto de Renda Solidário as realizam.

Doação do Imposto de Renda Solidário

Conforme a Receita Federal por meio da Lei 13.797/2019, é possível o contribuinte doar, diretamente na declaração, valores para os concelhos municipais, estaduais e nacionais do idoso.

Assim como a já estabelecida para fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para quem se interessa neste tipo de doação, ela pode ser feita diretamente pelo programa gerador da declaração.

É importante lembrar, sobretudo, que este método não permite escolher uma entidade específica. Após a escolha do valor doado, o sistema emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) que deve ser pago em até 30 dias.

Aos que preferem escolher para qual instituição doar, o que abre espaço para poder acompanhar diretamente as ações sociais implementadas, precisam se atentar de garantir um recibo da doação, assinado por uma pessoa competente e o presidente da organização.

Assim servirá como comprovante da doação no ano seguinte.

Deduções no ano de 2020

Além desses fundos, o contribuinte que realizou doações ou incentivos para alguns fundos específicos também pode garantir dedução do valor do IRPF.

Portanto, doações são para as categorias – incentivo a cultura, incentivo ao audiovisual e incentivo ao esporte – podem garantir dentro dos limites globais a dedução de até 6% do valor total dos impostos.

Contribuições para Programas Nacionais de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência e de Apoio à Atenção Oncológica não se enquadram nos limites globais, desta forma limitando a dedução a até 1%.

Organizações como Fundação do Câncer, aceitam doações passíveis da dedução.

PESSOA FÍSICA E JURÍDICA: QUEM DEVE DECLARAR O IRPF?

Pessoas físicas com renda superior a R$ 28.559,70, na somatória de todos os rendimentos de 2020, como salário, hora extra, INSS, pensão entre outros.

Dentre os rendimentos acima de R$ 40.000,00 é preciso ficar atento: os não tributários se consideram indenizações trabalhistas, heranças, doações, indenizações de seguros, entre outros.

Para empresas, os valores e tipos de arrecadações podem variar de acordo com o porte, rendimentos e seguimentos.

Confira o texto sobre o Simples Nacional 2021 e como ele pode ser ideal para sua empresa.

Não hesite em pedir ajuda!

O processo de arrecadação do Imposto de Renda é um período que sempre gera dúvidas para muitas pessoas, inclusive para quem tem experiência de longa data no mercado.

Por este motivo, é importante sempre consultar empresas ou profissionais contáveis para auxiliar neste processo importante!

Lembrando que segundo os anos anteriores, o inicio da arrecadação do Imposto de Renda deve começar em março, e organização é muito importante.

Não deixe para a última hora e evite dor de cabeça.

Caso tenha ficado com dúvidas, faça seu pré-cadastro para a promoção 50% OFF na declaração de seu IRPF com a CLM Controller.

CLM Controller

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *