Saiba como reduzir custos terceirizando o financeiro

Tempo de leitura: 6 minutos

Reduzir custos terceirizando o financeiro de sua empresa é uma possibilidade real e pode trazer inúmeros resultados positivos ao andamento de seus processos trabalho, além de representar uma diminuição de custos significativa. E ao contrário do que muitos gestores e lideranças de pequenos e médios negócios pensam, essa é uma saída aplicável a organizações dessa dimensão.

Neste post, vamos discutir diferentes aspectos que dizem respeito aos benefícios da terceirização, como diminuição de quadro de pessoal, otimização de resultados na gestão de vários processos de trabalho, além de apresentar os tipos de solução que as terceirizadas podem oferecer.

Não deixe de conferir!

 

Otimização de rotinas administrativas

 

É muito comum observarmos empresas de diferentes segmentos e modelos de negócios em dificuldades para dar bom encaminhamento a atividades ligadas à gestão financeira. Na maioria dos casos, o problema não passa pela qualidade do desempenho de quem é responsável por essas demandas e sim pela falta de condições da empresa de destinar quadro de pessoal a contento para esse fim.

Em resumo, queremos dizer que em meio às diversas atividades que devem ser feitas em um mesmo dia, não é razoável formar um time com vários colaboradores para trabalhar com gestão financeira. Essa é a realidade da grande maioria das empresas.

E na tentativa de dar conta de tudo com um quadro de pessoal defasado, a qualidade dos processos ficam comprometidos. Pagamentos de tributos e fornecedores passam por atrasos, o fluxo de caixa não é acompanhado de forma devida, registros contábeis são feitos com imprecisões, entre outros inúmeros problemas.

No fim das contas, tudo isso representa prejuízos para sua empresa. Afinal, tamanha má gestão tem por consequência despesas com juros e multas devido a atrasos de pagamentos, baixo índice de recuperação de devedores por falta de uma estratégia de cobrança e má relação com fornecedores e demais parceiros. Além disso tudo, temos uma desorganização de documentos e informações sobre seu negócio que futuramente podem gerar uma série de dificuldades.

Tendo em vista esse cenário, podemos dizer que uma empresa terceirizada para cuidar de sua gestão financeira representará um ganho de qualidade incrível em seus processos de trabalho. Você poderá contar com uma equipe preparada para esse tipo de atividade.

 

Diminuição significativa de quadro de pessoal

 

Reduzir custos terceirizando o financeira também se dá com uma diminuição significativa de quadro de pessoal. Falamos disso indiretamente no tópico anterior.  A lógica, nesse caso, é que ao retirar do seu escopo de trabalho atividades ligadas à gestão financeira, você não precisará alocar pessoal para este fim. A depender da atual configuração de recursos humanos em sua empresa, essa será uma economia significativa.

 

Gestão assertiva de contratos

 

Terceirizando o financeiro de sua empresa, você também poderá obter um gestão de contratos muito mais assertivas junto a seus parceiros e fornecedores. Não se esqueça que a provisão de insumos e produtos é um ponto central para qualidade de sua operação, o que indiretamente leva a economia, sobretudo se pensarmos no momento de faturamento dos contratos.

Deve haver um controle rigoroso sobre as datas de pagamento de cada credor, de modo a se evitar o pagamento de juros e multas. Essa organização também viabiliza um fluxo de caixa mais adequado a expectativa de receitas de seu negócios, impedindo que os pagamentos se avolumem em datas indesejadas.

 

Oferta de diferentes formas de pagamento

 

Outro aspecto interessante da terceirização é poder oferecer aos seus clientes diferentes formas de pagamento, algo que não gera economia, mas que pode potencializar suas receitas. Tenha em vista que se antes você não apresentava a possibilidade de pagamento via boleto bancário ou por várias bandeiras de cartão de crédito, por exemplo, agora isso pode ser possível com a atuação da terceirizada.

 

Análise de desempenho

Como já destacado anteriormente, boa parte das pequenas e médias empresas do país se encontram em dificuldades para direcionar uma equipe para cuidar exclusivamente da gestão financeira do negócio, o que inviabiliza o acompanhamento devido dos processos de trabalho desse setor. E entre as atividades que costumam ser negligenciadas temos a análise de desempenho, que consiste na mensuração de resultados do setor financeiro.

Nesse sentido, com o trabalho da terceirizada, você poderá acompanhar diferentes indicadores sobre qualidade do gasto e controle de custos. Isso permitirá que você avalie em quais setores é possível trabalhar por alguma readequação das atividades que gere economia.

 

Recuperação de devedores

 

Em tempos de elevados índices de inadimplência, é mais do que necessário trabalhar pela recuperação de ativos em sua empresa. Com a terceirização, você poderá contar com uma equipe própria para tentar reaver títulos de dívidas e reforçar o seu caixa com dinheiro até então inesperado.

 

Integração a soluções tecnológicas

 

A terceirização também possibilita a integração a soluções tecnológicas, o que confere um excelente ganho de qualidade a gestão de seu negócio como um todo. Não se esqueça que os processos pertinentes ao setor financeiro da empresa guardam relação com todas as demais atividades. Isto é, um financeiro bem gerido repercute positivamente por toda a sua empresa, o que no limite tem o potencial de gerar alguma economia.

[Artigo]Como alavancar as vendas em empresas de Ti

https://portaldacontabilidade.clmcontroller.com.br/gestao/como-alavancar-as-vendas-em-empresa-de-ti/

 

Melhoria da qualidade escritural

 

Os registros contábeis e fiscais de sua empresa merecem todo cuidado possível. É somente esse esforço que garantirá que você não terá problemas futuros com autoridades fiscais, o que tem como consequência multas, entre outros tipos de punição.

Depois de acompanhar mais este post de nosso blog, esperamos que você tenha se convencido do quanto a terceirização do financeiro de sua empresa pode ser positivo para os negócios. As formas de economizar são inúmeras, sem falar nas possibilidades de otimizar a gestão de sua empresa como um todo.

 

E aí, o que você achou do post de hoje? Conte para a gente nos comentários!

BAIXE GRÁTIS [PLANILHA] CÁLCULO SIMPLES NACIONAL 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *