O que é o bloco K e como a CLM pode te ajudar

Tempo de leitura: 4 minutos

Se tem algo que causa dúvidas nos empresários, é o bloco K. Essa é uma das partes do Sped Fiscal ICMS/IPI e tem como finalidade realizar o registro de controle da produção e do estoque. Apesar de ter sido colocado em prática ainda em 2016, sua implantação continua em andamento.

Por isso, é fundamental entender melhor o que é como funciona. É o que vamos apresentar neste post. Além disso, mostraremos os impactos positivos para a gestão e de que forma um serviço contábil, como o da CLM, pode te ajudar. Acompanhe!

 

Afinal, o que é o bloco K?

O bloco K é voltado para o controle da produção e do estoque. Sua finalidade é informar o Fisco a respeito de informações mensais de produção e consumo de insumos, e estoque escriturado de indústrias ou estabelecimentos equiparados e atacadistas. O objetivo, portanto, era obrigar as empresas a instituírem esse controle dos itens adquiridos e não comercializados.

As informações repassadas consistem em:

· saldo de estoque;

· perdas no processo produtivo;

· informações sobre o produto acabado;

· produtos fabricados pelo estabelecimento ou por terceiros.

O objetivo é diminuir a sonegação fiscal e evitar que as empresas, mesmo idôneas, apresentem variações e diferenças de inventários, já que isso atrai a fiscalização. O resultado, nesse caso, é a geração de multas e sanções.

Além disso, o governo utiliza essas informações para entender as variações de consumo pelo País. Por isso, é obrigatório apresentar três principais informações:

· registro 0200: é a tabela de identificação dos itens a partir do cadastro de produtos e serviços oferecidos;

· registro K200: é responsável pela escrituração do estoque;

· registro K280: corrige o apontamento da produção.

Esses dados são exigidos porque o bloco K tem como objetivo corrigir a diferenças entre os valores no registro K200. Por isso, não escritura a divergência entre o estoque informado e o bloco H, que se refere ao inventário.

 

Quais são seus impactos positivos para a gestão?

A empresa obrigada a trabalhar com o bloco K precisa ter um controle maior da produção e do estoque. Com isso, aperfeiçoa seus processos de gestão com a ajuda da tecnologia e profissionais especializados.

Para as empresas menores, esse trabalho se torna um diferencial competitivo, porque as companhias de grande porte devem preferir fechar negócio com os empreendimentos que fornecem os dados da maneira correta.

Com isso, há mais agilidade e profissionalismo na rotina operacional. Outros benefícios são:

Aumento da integração

As empresas que atendem a essa exigência precisam organizar o cadastro de produtos conforme a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e sua atividade produtiva. Isso leva à eliminação de códigos duplicados e ao saneamento das descrições, o que faz os registros se tornarem padrão.

Melhoria do controle e gestão do estoque

O processo de produção e gestão de estoque na empresa é melhorado com as informações exigidas pelo bloco K. Isso acontece porque é preciso ter mais dados à disposição e utilizar ferramentas específicas, como o Configurador de Produtos e sistemas de gerenciamento empresarial.

Aumento da credibilidade da empresa

O negócio que cumpre suas obrigações em dia passa uma imagem de confiança para parceiros e fornecedores. Isso evidencia que a gestão é mais eficiente e a cultura organizacional preza o compliance, ou seja, as boas práticas.

 

Como um serviço de contabilidade como a CLM pode ajudar?

Apesar de ser possível aplicar o bloco K na sua empresa de forma independente, as divergências dos dados podem causar um grande problema no processo de adaptação e implantação dos recursos. Por isso, vale a pena contar com um serviço de contabilidade, como o da CLM Controller.

Por ser um escritório regional com atuação global, a CLM Controller atende a diferentes tipos e portes de empresas. O atendimento é personalizado e você tem um gerente de contas que trabalha o relacionamento com o seu negócio.

Ao mesmo tempo, você tem acesso em tempo real a relatórios gerenciais personalizados. Neles, é possível visualizar a movimentação contábil, bem como os resultados alcançados para tomar decisões mais acertadas.

Assim, após o seu contato, é feito um alinhamento e um planejamento estratégico para a sua empresa. Nesse contexto, as informações do bloco K são visualizadas e ajustadas para definir a melhor alternativa de trabalho. A consequência é a implementação dos recursos de forma mais fácil e simples, sem riscos de sanções e aplicações de multas. É o que você quer? Então, entre em contato com a CLM Controller e comece a sua mudança agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *