Tempo de leitura: 10 minutos
Entenda o que é a gestão contábil e como ela se manifesta nas empresas!
O objetivo do artigo será explicar o que faz parte da gestão contábil de uma empresa, com foco em organizações que demandam alta performance.
Para isso, começar explicando como a gestão contábil funciona e por que é um dos pilares mais importantes na administração de uma empresa.
Em seguida, apresentar as funções da gestão contábil e o que faz parte dela, além de apontar para seu papel na tomada de decisões.
Ao final, mencionar desafios comuns a serem evitados com uma gestão contábil eficiente.
O que é a gestão contábil?
Quando falamos da gestão contábil em uma empresa, estamos falando da administração de documentos, do planejamento tributário e da execução de tarefas fundamentais para o setor.
O profissional de gestão contábil tem diversas responsabilidades, como:
- elaboração e análise de demonstrativos contábeis;
- emissão e gestão de notas fiscais;
- enquadramento em regimes tributários que atendam às preferências e necessidades da empresa;
- administração das escolhas fiscais e cumprimento de normas impostas pelo governo;
- cálculo de guias de tributos;
- entre outras.
É importante notar que esse trabalho é normalmente gerido por profissionais com amplo conhecimento, uma vez que será preciso conhecer diversas leis, por exemplo. Nesse sentido, os contadores precisam estar sempre atualizados em relação às mudanças na legislação aplicável.
Será necessário ficar de olho nas determinações e nas alterações em leis estabelecidas por órgãos como a Receita Federal e as Secretarias da Fazenda — tanto as estaduais como as municipais.
Como ela é aplicada nas empresas?
A gestão contábil fica por conta dos contadores, os principais responsáveis pelas escolhas e obrigações fiscais do negócio.
Esses profissionais, que geralmente têm formação especializada e avançada em contabilidade, colaboram com a equipe financeira e os gestores para assegurar a organização das contas da empresa e a conformidade com as normas fiscais e tributárias.
Qual é a diferença entre gestão contábil e financeira?
É importante fazer essa distinção, já que o termo “contábil” pode remeter aos aspectos financeiros de uma empresa, ao modo com que seus líderes aplicam o capital disponível. Mas há ao menos uma diferença fundamental.
Enquanto a gestão contábil se concentra em garantir a conformidade às obrigações relacionadas às operações fiscais e tributárias, o gerenciamento financeiro tem como objetivo otimizar os resultados da empresa e aumentar o valor geral do patrimônio.
Portanto, a diferença principal é que a gestão financeira se relaciona ao uso do capital e a contábil está mais ligada à capacidade de cumprir as obrigações fiscais do negócio. De qualquer modo, as duas áreas trabalham em conjunto para otimizar o gerenciamento geral da empresa.
Considere um exemplo prático: suponha que uma empresa queira expandir as suas operações. Depois de algumas conversas, os líderes decidem que é preciso comprar novos equipamentos. Essa escolha é repassada para a equipe de gestão financeira.
Os profissionais de gestão financeira analisam a viabilidade desse investimento, determinam a origem dos recursos e avaliam o impacto nos resultados da empresa. Depois, entra em ação a equipe de gerenciamento contábil.
Os contadores assumem a responsabilidade de registrar e documentar todas as transações relacionadas à compra, incluindo os impostos. Os profissionais garantem que a empresa cumpra todas as obrigações fiscais decorrentes da transação.
Por fim, outra diferença significativa é em relação aos líderes que comandam cada área. Os contadores são responsáveis pela gestão contábil, enquanto os gestores financeiros, frequentemente denominados CFOs (Chief Financial Officers), lideram o gerenciamento financeiro.
Quais são os elementos da gestão contábil de uma empresa?
Mas, afinal, quais são alguns exemplos práticos de elementos e tarefas que fazem parte da gestão contábil de uma empresa? Confira agora!
Escrituração contábil
A escrituração contábil é fundamental para o controle patrimonial e planejamento tributário de qualquer empresa. Ela consiste no registro cronológico e detalhado de todas as transações financeiras do negócio, de todos os lançamentos contábeis.
Essa prática, que garante a transparência e a precisão das informações financeiras, é uma exigência legal prevista em diversas legislações, como o Código Comercial, a Lei das Sociedades por Ações e a Legislação Tributária, sendo fundamental para a gestão adequada dos negócios.
Demonstrações contábeis
É preciso tomar cuidado para não confundir esse conceito com o do tópico anterior. A demonstração contábil é um documento que registra o desempenho da empresa, enquanto a escrituração contábil é o processo de registrar as transações financeiras.
A maior parte das empresas brasileiras precisa elaborar e manter diversas demonstrações contábeis. Alguns exemplos:
- balanço patrimonial;
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC).
- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).
Por meio da análise desses documentos, os contadores conseguem avaliar a rentabilidade da empresa, identificar tendências de crescimento ou declínio nas receitas e despesas — e até mesmo detectar áreas ineficientes, que podem estar atrasando o crescimento do negócio.
Leia mais sobre: Qual a diferença entre pró-labore e distribuição de lucros?
Registro de transações financeiras
O registro e controle das transações financeiras é uma clássica tarefa dos gestores contábeis. Basicamente, é preciso documentar processos como compras, vendas, despesas, receitas e movimentações de caixa.
O bom profissional contábil garante que esses registros estejam organizados e em conformidade com as leis contábeis e fiscais.
Relatórios contábeis
Os profissionais de gestão contábil produzem relatórios detalhados, como fluxos de caixa, balanços e várias demonstrações de resultados. Esses documentos são úteis para embasar a tomada de decisão em relação aos gastos mensais e investimentos da empresa, por exemplo.
Isso porque esses relatórios fornecem informações cruciais sobre a saúde financeira da empresa e seu desempenho ao longo do tempo. Os documentos permitem avaliar a lucratividade, a liquidez e a solvência da empresa, além de identificar tendências e áreas de melhoria.
Auditorias interna e externa
A auditoria contábil é, basicamente, a revisão dos procedimentos contábeis e financeiros de uma empresa, de modo a assegurar a conformidade com as normas fiscais e tributárias. Por essa definição, é possível notar como ela tem tudo a ver com o que já discutimos sobre o papel do gestor da área durante o texto.
Uma auditoria pode ser interna ou externa. No primeiro caso, ela é conduzida pelos próprios contadores da empresa. Eles analisam, de forma imparcial, os procedimentos para garantir que há um alinhamento com as políticas internas e regulamentações aplicáveis.
Já o segundo modelo de auditoria é o externo. Esse trabalho é feito por profissionais autônomos ou por uma equipe terceirizada de contabilidade. De acordo com os resultados desejados pela empresa contratante, esses profissionais vão analisar as informações e apresentá-las para as partes interessadas — como os líderes da empresa, acionistas e investidores.
Cálculo dos impostos devidos
A gestão contábil também abrange o cálculo preciso dos impostos devidos pela empresa. Desse modo, os profissionais analisam a receita bruta, despesas dedutíveis e outras variáveis fiscais para determinar o valor correto.
Como se não bastasse, os profissionais são responsáveis pela preparação de declarações fiscais, como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) no Brasil. O objetivo é assegurar que a empresa cumpra os prazos e as regulamentações fiscais exigidas.
Caso a empresa seja elegível para deduções fiscais ou incentivos, os profissionais de gestão contábil auxiliam no aproveitamento dessas oportunidades. Com isso, é possível reduzir, legalmente, a carga tributária com que o empreendimento precisa arcar.
Gerenciamento tributário
Além do trabalho mais específico de cálculo dos impostos devidos, os gestores contábeis também se dedicam a uma análise mais ampla do gerenciamento tributário.
Isso envolve o acompanhamento das mudanças na legislação tributária e o desenvolvimento de um planejamento para otimizar a carga de impostos ou até a opção por um regime que confira benefícios fiscais para a empresa, por exemplo.
Qual é a importância de uma gestão contábil de qualidade?
A vantagem mais importante de todas é que o um negócio que tenha uma gestão contábil de qualidade estará em dia com as obrigações fiscais. Isso evita multas, sanções e penalidades por parte dos órgãos de controle — além de prejuízos à reputação do empreendimento.
Além disso, a empresa pode adotar tecnologias, como softwares de gestão, para melhorar o seu gerenciamento contábil. Nesse sentido, o negócio se moderniza e automatiza tarefas repetitivas, o que libera os contadores para se concentrar em tarefas mais produtivas.
A gestão contábil também é importante para uma empresa porque ela atua em diversas frentes: no cumprimento da legislação fiscal, no reforço às políticas de conformidade e até mesmo no planejamento financeiro.
Uma empresa que trabalha com profissionais de alto nível transmite confiança ao mercado, algo muito importante para quem deseja atrair investidores e parceiros qualificados. Outra possibilidade é a de conseguir empréstimos junto a instituições financeiras, em condições mais favoráveis.
Resumidamente, ter uma gestão contábil de qualidade é fundamental para negócios de alta performance. Afinal, empresas que estão focados em expandir as suas atividades precisam de contadores habilidosos, que sejam capazes de implementar políticas de conformidade, cumprir as obrigações fiscais e fornecer insights para os líderes.
Além de proporcionar o suporte necessário para que a empresa não tenha problemas com multas, sanções e penalidades, os profissionais de gestão contábil também poderão produzir conhecimento relevante para nortear boas escolhas — gerando relatórios e apresentações para seus colegas, por exemplo.
Precisa de uma ajuda para modificar os rumos do estágio financeiro em que a sua empresa se encontra ou para otimizar a gestão contábil do seu negócio? A CLM Controller contabilidade tem profissionais especialistas em aspectos financeiros e fiscais, que podem ajudá-lo nessa empreitada.
Não perca tempo: clique no botão do WhatsApp e saiba como podemos ajudar!