Quanto custa terceirizar a folha de pagamento?

Tempo de leitura: 7 minutos

Nos dias atuais, é comum vermos organizações preocupadas com ações que venham a garantir seu sucesso e lucro. Por esse motivo, muitas delas estão optando por terceirizar a folha de pagamento e outros documentos/atividades realizadas.

E toda essa mudança nas rotinas administrativas, pode proporcionar um significativo impacto nos custos da empresa. Mas quanto custa para terceirizar a folha de pagamento?

Você verá neste texto diversos fatores que estão levando as empresas a terceirizar a folha de pagamento, assim como inúmeras informações muito importantes sobre esse assunto.

E se você deseja ter acesso a todo o nosso conteúdo, leia esta postagem até o final!

 

1.Terceirização da folha de pagamento – saiba o que é.

Por ser resultado de uma legislação trabalhista consideravelmente complexa, com inúmeros detalhes e minúcias, a folha de pagamento é um documento que exige muito esforço e mão-de-obra especializada e cuidadosa.

Por esse motivo, os profissionais que irão realizar esse tipo de atividade precisarão ter aptidão para que tudo seja feito com maior simplicidade e rapidez, além de estarem sempre prontos a responder as principais dúvidas que os colaboradores ou gestores possam apresentar.

Então, em uma tentativa de evitar erros e diminuir os problemas, devido à alta complexidade na elaboração do documento, é que muitos preferem terceirizar a folha de pagamento.

Diversas empresas, em todo o mundo, estão abrindo mão de produzir por sua própria conta esses documentos e estão preferindo contratar outras corporações para que este serviço seja realizado com o intuito de maximizar os recursos existentes.

Desta forma, é possível reduzir gastos e proporcionar aos profissionais e gestores, tempo livre para a conclusão de outras tarefas que podem levar a organização a uma nova etapa em seu desenvolvimento.

Conheça o serviço de terceirização de folha de pagamento da CLM Controller.

2.E por que ela deve ser terceirizada?

Existem diversos benefícios para as organizações que passam a terceirizar a folha de pagamento, ao invés de elaborar este documento no próprio setor financeiro.

Veja na lista a seguir, cinco grandes motivos para você implantar esta mudança em sua empresa:

  • economia de tempo: encontrar o tempo necessário e um caminho rápido e eficiente para a conclusão desta tarefa é um dos principais desafios que os profissionais enfrentam. E o tempo que seria gasto com cálculos de pagamentos e horas trabalhadas, pode ser empregado para a criação de novas estratégias de vendas ou para melhorar o fluxo em outros setores;
  • redução dos custos: economizar tempo significa também economizar dinheiro. Quando se observa a quantidade de detalhes que precisam ser cumpridos para que não haja nenhum erro de execução do documento, é possível enxergar que, quando há uma terceirização, estes se reduzam consideravelmente;
  • diminuição dos riscos: a confecção interna da folha de pagamentos pode oferecer uma série de riscos, como fraudes ou manipulação dos registros dos funcionários para que haja um ganho mais alto, desfalque, problemas com informações pessoais ou com a segurança fornecida pelo software utilizado. Então, terceirizar a folha de pagamento pode ser uma excelente opção devido também, aos grandes investimentos feitos em servidores e em segurança de dados pela empresa terceirizada;
  • permanecer em conformidade com as leis: o mínimo erro cometido pode fazer com que a empresa precise passar por auditorias ou penalidades e o gestor de RH acaba sendo o responsável por este tipo de situação. Além disso, as empresas especializadas estão sempre atualizadas quanto às mudanças nas leis, fazendo com que o documento esteja sempre em conformidade com o exigido pelos órgãos públicos;
  • maior variedade de serviços: mesmo o profissional com maior habilidade em seu setor de Departamento Pessoal, poderá não cumprir com todas as exigências geradas pela produção deste documento. Por esse motivo, contratar os serviços de uma empresa terceirizada pode proporcionar a atuação de colaboradores com altas habilidades e a inclusão de serviços adicionais, como a criação de contratos, serviços de contabilidade, pagamentos de compensação para os trabalhadores e muito mais.

 

3.Cuidados que precisam ser tomados

O primeiro cuidado que você deve tomar quando optar por terceirizar a folha de pagamento é verificar se a empresa especializada fornece um plano personalizado, que irá atender a todas as suas necessidades.

Você também precisa procurar por referências relacionadas aos serviços de determinada empresa ou prestador, para escolher aquela em que se poderá confiar essa atividade com total garantia de resultados.

O prestador ou escritório deve ainda ter capacidades técnicas e morais para cumprir as rotinas, formando uma parceria com a sua organização. Desta forma, você evitará possíveis problemas com a lei e com os órgãos responsáveis pela fiscalização.

É fundamental também que você confira todos os comprovantes fiscais relacionados às suas folhas de pagamento e aqueles referentes aos serviços prestados pela empresa especializada.

Procure, por fim, acompanhar os processos, verificando se estes possuem qualidade e se os prazos estão sendo cumpridos.

 

4.Folha de pagamento – veja quais processos poderão ser terceirizados

Existe uma série de processos que você pode escolher terceirizar, durante a produção da folha de pagamento de sua empresa.

Com relação às rotinas mensais podem estar incluídos:

  • apuração e processamento da folha;
  • adiantamentos de salários;
  • Alterações de cargo e salário
  • processos de admissão;
  • rescisões de contrato;
  • Entrega do E-Social

No entanto, também é possível incluir outros processos como o cálculo de férias, tanto as individuais, quanto as coletivas e a emissão de outros documentos, como encargos trabalhistas, contracheques, DARF e outras guias de recolhimento.

Já com relação aos processos feitos anualmente, pode incluir a folha de pagamento para o 13º salário, informe de rendimentos, entre outros.

Além disso, as empresas especializadas em terceirizar a folha de pagamento têm todas as informações sobre a entrega correta dos dados para o eSocial, o que reduz as chances de problemas com dados trabalhistas.

 

Por fim, quanto custa terceirizar a folha de pagamento? Bom, isso vai depender de vários fatores, como o número de funcionários, a complexidade do documento, o tamanho da empresa e a localização.

Não há como citar um valor médio, pois cada realidade será diferente. O aconselhado é entrar em contato com empresas ou profissionais que prestem esse serviço e realizar uma cotação personalizada.

Como foi possível ver no decorrer deste artigo, existem inúmeros benefícios para as organizações que optam por substituir a confecção da folha de pagamento nos setores internos, pela contratação dos serviços de empresas especializadas nesta atividade.

Então, você terá menos gastos de tempo e financeiros, processos elaborados de maneira mais profissional e melhor qualidade em suas rotinas internas.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre nosso conteúdo. Deixe o seu comentário aqui embaixo para que possamos lhe ajudar!

O Portal da Contabilidade é uma publicação sobre contabilidade da CLM Controller. Um escritório de contabilidade em São Paulo. Dentre as suas especialidades, estão os serviços de Contabilidade, Folha de Pagamento, Fiscal, Terceirização de Financeiro e Auditoria.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *