Escritório de contabilidade para empresas de Telecom: entenda a importância de ser assessorado por esse profissional.

Tempo de leitura: 6 minutos

Contratar um escritório de contabilidade para empresas de Telecom, será que é uma boa opção?

É importante ter em mente que os trâmites envolvidos no processo de contabilidade são complexos, principalmente para empresas maiores, que é o caso de muitas no setor de Telecomunicações.

Sendo assim, é primordial que todos os procedimentos sejam realizados de forma responsável e segura para evitar a ocorrência de problemas no futuro.

Para o caso específico das empresas de Telecom existem diversos pontos que merecem uma atenção especial, como legislações específicas, a parte tributária e outras dificuldades que podem surgir no dia a dia.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre cada um desses pontos e mostrar como um escritório de contabilidade para as empresas de Telecom pode ajudar na melhoria da qualidade nos serviços prestados, na garantia das regulamentações impostas pelos órgãos fiscais e pela ANATEL, e em muitos outros pontos.

 

Legislação específica para empresas de Telecom

A ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, estabeleceu diversas leis para o setor. Divididas em gerais, telefonia fixa, celular, TV por assinatura, rádio/TV, SCM e outros, a legislação é bastante específica e determina tudo que deve ser cumprido por empresas da categoria.

Além de conhecer cada detalhe envolvido nas legislações, é preciso ficar atento aos adendos e modificações que são impostos ocasionalmente pela ANATEL, de modo a garantir que todo funcionamento e prestação de serviços está sendo feito dentro dos conformes.

Um fator que acaba gerando mais confusões quando o assunto é legislação é o fato de existirem leis diferentes e específicas para cada estado e cidade. Sendo assim, empresas de médio e grande porte precisam se certificar de que toda operação está sendo executada da maneira correta, para evitar futuras punições.

Em relação a legislação voltada para o setor de Telecomunicações, uma dica preciosa é tomar uma estratégia preventiva, pois dessa forma, problemas maiores são evitados. Aqui, uma assessoria funciona muito bem, e ao contrário do que muitos pensam, é um investimento muito eficaz para desviar de gastos muito maiores no futuro.

 

Tributação para empresas de Telecom

As empresas de Telecom brasileiras possuem umas das telefonias mais caras do mundo, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações. E isso acontece devidos as altas taxas, contribuições e impostos no setor.

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) é o maior vilão da tributação da categoria. Além dele, também existem os impostos específicos para as empresas de Telecom, como por exemplo o Fundo para Fiscalização de Telecomunicações (FISTEL), a Taxa de Fiscalização da Instalação (TFI), o Fundo para Universalização de Serviços de Telecomunicações (FUST) e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL).

A notícia boa é que alguns deles são destinados a investimentos em pesquisa e desenvolvimento da área.

Assim como na parte jurídica, a tributação varia nos estados brasileiros. Por exemplo, em Rondônia o ICMS chega a taxa de 37%, enquanto a maior parte dos estados mantem esse valor abaixo de 30%, podendo chegar até 25% em algumas regiões.

Outro ponto em comum com a legislação é o fato de que os regulamentos que determinam as regras relacionadas à tributação sofrem alterações a todo o momento, e isso requer atenção redobrada.

Para uma gestão tributária eficiente em empresas de Telecomunicações, é primordial acompanhar detalhadamente todo fluxo de caixa, pois dessa forma garante-se que ela estará dentro do regime tributário pertinente a sua realidade. Essa tarefa é um diferencial, pois evita gastos maiores do que os necessários com os diversos impostos aplicados ao setor.

Você sabe quanto custa para terceirizar a folha de pagamento? Descubra aqui! 

Dificuldades das empresas de Telecom

Conforme mostramos anteriormente, as empresas de TELECOM precisam seguir rígidas legislações para o setor, além disso, estão predispostas a diversas tributações.

Cuidar disso tudo pode ser um processo complicado e trabalhoso, e que se não for bem executado, levará a muitos problemas futuros.

Em relação a tributação, apenas a enorme quantidade de impostos já é uma grande dificuldade a ser enfrentada. Na legislação, também não há nada fácil.

O governo, seja por meio do Ministério do Trabalho, da Receita Federal ou de outros órgãos, acaba enxergando as empresas do setor como um alvo e uma fonte de dinheiro.

Dessa forma, contratar um escritório de contabilidade para as empresas de Telecom é a solução mais completa para todas as dificuldades apresentadas, pois oferece diversos serviços que atuam tanto de forma preventiva quando corretiva, além de oferecer relatórios que auxiliam na tomada de decisões.

 

Conheça a CLM Controller

A CLM Controller é um escritório de contabilidade localizado em São Paulo que reúne tradição e tecnologia em seus mais de 36 anos de atuação.

Um dos grandes diferenciais é o entendimento das diferentes necessidades de cada empresa, o que possibilita uma personalização dos serviços oferecidos.

Com a CLM Controller, sua empresa contará com um especialista à disposição para desenvolver seus negócios de forma totalmente personalizada e tomando os seus interesses como prioridade.

Além dos profissionais extremamente qualificados, a sua empresa contará com outros diversos benefícios, como o Portal da Contabilidade Online, no qual você poderá acessar seus relatórios gerenciais em tempo real. Em um único portal, você vai visualizar toda a movimentação contábil de sua empresa e assim estará apto para a tomada de decisões.

Outra vantagem apresentada nos serviços contábeis da CLM é o relatório gerencial em apenas 5 dias, um serviço que só quem sabe a verdadeira importância da informação de qualidade pode oferecer.

O serviço de planejamento tributário da CLM Controller também é impecável. Com ele, sua tributação anual será estudada gratuitamente, e assim, você terá em mãos os meios legais para reduzir a carga tributária de sua empresa.

A mitigação de riscos tributários oferecida tem por objetivo evitar erros, atrasos e omissões, fazendo com que sua empresa siga tranquila.

Mais um diferencial é a identificação de oportunidades, ou seja, a CLM verifica se a sua empresa tem créditos tributários devido a um recolhimento maior do que o esperado. Se sim, a equipe te ajuda no processo de recuperação.

São mais de 400 clientes totalmente satisfeitos, além da infraestrutura voltada para que a sua empresa de Telecom prospere cada vez mais. Não perca tempo e fale com a CLM Controller hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *