05 Boas práticas contábeis para empresas de TI.

Tempo de leitura: 4 minutos

05 Boas práticas contábeis para empresas de TI

Tem uma empresa da área de TI ou pretende abrir uma? Então essas boas práticas contábeis vão ajudar você!

05 dicas para empresas de TI
Existem, atualmente, algumas legislações que beneficiam as empresas de tecnologia e inovação com benefícios fiscais. (Imagem de rawpixel.com no Freepik).

As empresas de tecnologia estão vivendo um momento de franca ascensão. Com isso, o mercado está cada vez mais exigente e competitivo.

Para conseguir se manter em crescimento, é de fundamental importância manter uma gestão contábil eficiente.

Com boas práticas contábeis, a empresa consegue alcançar maior agilidade no setor, economizar tempo e recursos, além de ter um melhor aproveitamento das oportunidades do mercado.

A seguir, citamos 05 boas práticas contábeis para empresas de TI que vão ajudar seu negócio a aprimorar as operações contábeis e ter um melhor desempenho.

Veja também: A importância da contabilidade para as empresas de TI

1 – Tenha uma conta corrente para pessoa jurídica

Mesmo que você esteja iniciando, isso é fundamental. Cerca de 90% das empresas da área de TI sofrem com o que chamamos de Confusão Patrimonial. Isso ocorre quando não há separação das contas de pessoa física e jurídica.

Esse erro fere um princípio contábil chamado de Princípio da Entidade e pode dificultar muito a gestão financeira do negócio.

Portanto, o ideal é que desde a abertura da empresa seja criada a conta de pessoa jurídica.

Saiba o que é ERP (Planejamento de Recursos Empresariais)

2 – Faça um planejamento tributário eficiente

O Enquadramento Tributário da empresa precisa ser escolhido de acordo com a sua realidade. A equipe de contabilidade precisa avaliar qual dos modelos é o mais compensador para o negócio considerando suas características.

Além disso, é preciso ficar atento ao planejamento tributário. Essa é uma ferramenta muito importante para o crescimento das empresas de tecnologia. Ele precisa ser realizado anualmente, avaliando as atividades desenvolvidas e o faturamento registrado pela organização.

O que é Patrimônio Líquido e como eu posso calcular o valor?

3 – Conheça os benefícios fiscais do seu segmento de atuação

Existem, atualmente, algumas legislações que beneficiam as empresas de tecnologia e inovação com benefícios fiscais.

Um exemplo é a Lei do Bem, ou a Lei nº 11.196/05, que estabelece incentivos fiscais para empresas que operam em regime de Lucro Real e que investem em atividades de pesquisa e desenvolvimento em inovação tecnológica no Brasil.

Além dela existem outros benefícios fiscais a nível nacional e podem existir também benefícios previstos pelos estados e municípios. Cabe à equipe de contabilidade buscar conhecimento sobre isso, a fim de reduzir a carga tributária da empresa.

Dica CLM Controller: Quer saber como fazer o cálculo de férias dos colaboradores?

4 – Mantenha um bom controle financeiro

O controle financeiro é fundamental para a manutenção de qualquer empresa. É muito importante contar com um serviço contábil eficiente e com ferramentas que auxiliem na automatização do fluxo de caixa e obrigações fiscais.

Somente a partir de um controle financeiro assertivo e eficiente é possível avaliar a situação econômica da empresa e definir estratégias a serem seguidas para melhorar o faturamento e manter seu crescimento.

Ou seja, para tomar boas decisões é fundamental um controle financeiro eficiente.

Leia também: Quanto cobrar pelo meu produto ou serviço?

5 – Integração da Contabilidade

A integração do setor de contabilidade com as demais áreas da empresa facilita muito o dia a dia da organização, agiliza processos e garante a segurança dos dados.

Soluções de tecnologia como as disponibilizadas pela CLM Controller fazem a integração das contas e dos setores da empresa de maneira dinâmica e inteligente.

Esperamos que estas 05 boas práticas contábeis para empresas de TI possam ajudar o seu negócio, se você é empresário e quer mais informações sobre o assunto ou precisa de assessoria contábil para a sua empresa, entre em contato com o time da CLM Controller.

Somos um escritório de contabilidade especializado, com mais de 40 anos de experiência e fornecemos soluções modernas para empresas de tecnologia de todo o Brasil que querem melhorar sua gestão financeira e elevar sua performance no mercado.

Acesse o site para conhecer nosso trabalho ou envie-nos uma mensagem de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + cinco =