Reading time: 6 minutes
Entenda o que é orçamento empresarial, qual sua importância, principais tipos e os passos para a criação do documento.
O Orçamento Empresarial é uma ferramenta de gestão utilizada para projetar as receitas e despesas de uma empresa, dentro de um determinado período.
Na maioria das vezes, é traçado anualmente, mas também pode ser feito a cada semestre, trimestre ou mensalmente.
Seu principal objetivo é fazer um controle assertivo das despesas, de forma que a empresa gaste menos e aumente a lucratividade.
Para isso, são reunidos todos os dados referentes a possíveis despesas dentro do período determinado. Dessa forma, o orçamento empresarial serve como um guia que ajuda a orientar e acompanhar as despesas, evitando gastos imprevistos.
Com esse instrumento de gestão, as empresas mantêm suas finanças organizadas e podem trabalhar com metas e projeções que contribuam para a evolução do negócio.
Importância de elaborar um orçamento empresarial
O orçamento empresarial ajuda no controle de gastos, na análise financeira e, principalmente, serve como um guia para a tomada de decisão.
É nele que os gestores encontram a base de dados necessária para obter uma visão clara sobre a situação atual, o que torna mais fácil planejar quais serão os próximos passos.
A falta de um bom planejamento pode levar muitas empresas à falência. Além disso, é uma forma de a empresa saber como lidar quando surgirem oportunidades de investimento.
Portanto, o orçamento empresarial é uma ferramenta de suma importância para negócios de todos os tamanhos.
Tipos de orçamento empresarial
Existem vários tipos de orçamento empresarial. Dentre os mais conhecidos no mercado estão o estático, variável, orçamento contínuo e ajustado. A seguir nós falamos um pouco sobre cada um deles.
Orçamento estático
É um tipo de orçamento empresarial que tem como principal característica a não é alteração. Ou seja, independentemente dos resultados da empresa, seus números são pré-determinados e não podem ser mudados.
Isso quer dizer que as despesas são fixadas e não podem ser ultrapassadas, mesmo que a empresa tenha caixa disponível.
Vamos supor que você invista R$ 5.000,00 mensais em serviços de marketing e publicidade. Esse valor não deve ser ultrapassado dentro do período para o qual o orçamento foi estipulado.
Orçamento variável ou flexível
Ao contrário do orçamento estático, aqui existe a possibilidade de alterar as peças orçamentárias, conforme o volume de produção ou as vendas.
Vamos supor que, em determinado mês, a empresa dobrou as vendas. Então, é possível investir mais em ações de marketing. Para isso, são estabelecidas margens de mudanças, ou seja, até onde é possível flexibilizar o orçamento.
Orçamento contínuo
O orçamento contínuo também recebe o nome de Rolling Forecast. É um tipo de orçamento mais dinâmico, sendo assim com revisões mensais.
No fim de cada mês, a empresa avalia esse orçamento e adiciona mais um mês ao período que foi orçado. Por isso, ele é chamado de contínuo.
Orçamento ajustado ou revisado
O orçamento ajustado que também é conhecido como Forecast, tem como principal característica as revisões, que assim como no orçamento contínuo, são feitas mensalmente.
A diferença é que, é feito um comparativo entre o que foi gasto nos meses anteriores para definir os ajustes necessários, sendo assim caso a empresa esteja gastando a mais ou a menos em determinados serviços, os valores vão sendo adequados para alcançar um equilíbrio.
Principais modelos de orçamento empresarial
A escolha do modelo de orçamento empresarial deve ser feita por cada empresa, considerando suas necessidades.
Os modelos mais utilizados são planilhas, mas há também a possibilidade da adesão de softwares que ajudam nesse trabalho.
Orçamento empresarial x Orçamento de vendas
Muitas pessoas confundem o orçamento empresarial com os modelos de orçamento de vendas. Porém, são dois documentos completamente diferentes.
Um orçamento de vendas nada mais é do que uma proposta comercial. Enquanto isso, o orçamento empresarial conta com um planejamento detalhado das receitas e despesas gerais do negócio.
LEIA TAMBÉM: Por que o planejamento financeiro é importante para as Startups?
Como fazer rum orçamento empresarial?
Fazer um orçamento empresarial exige dedicação intensa do time da contabilidade, sendo assim o processo exige experiência e conhecimento e deve passar pelas seguintes etapas:
- Realização do diagnóstico financeiro da empresa;
- Definição dos objetivos e metas para o período;
- Projeção de vendas;
- Definição das estimativas de receitas;
- Levantamento dos custos e despesas;
- Cálculo do ativo fixo;
- Planejamento dos investimentos;
- Organização do documento.
Importância de acompanhar e revisar o orçamento
A criação do orçamento empresarial é apenas o começo. Para uma gestão financeira eficiente, é então necessário se dedicar ao monitoramento e revisão contínuos das metas estipuladas.
Dessa forma, você consegue se manter fiel aos objetivos financeiros da empresa e tem maior flexibilidade para se adaptar aos novos possíveis cenários, traçando novas e melhores estratégias.
O mais importante nisso tudo, é ter a capacidade de enxergar o orçamento empresarial como um instrumento dinâmico, que acompanha a realidade do negócio, se adequa as necessidades, mas não deixa os propósitos se perderem no caminho.
Composição do Orçamento Empresarial
As principais peças de um orçamento empresarial são:
- Planejamento das vendas;
- Projeções e estimativas de vendas;
- Orçamento dos custos de produção;
- Orçamento das despesas operacionais;
- Orçamento de gastos com pessoal;
- Projeção de investimentos.
Por que contratar uma empresa de contabilidade para orçamentos?
Primeiramente, porque contar com uma equipe expert é a melhor forma de gerar orçamentos assertivos e dinâmicos, que facilitem o monitoramento dos dados e informações.
Um dos grandes desafios das empresas em crescimento é então contar com uma estrutura de gestão que possibilite atender as novas demandas que irão surgir ao longo do caminho.
Contratar uma empresa especializada é uma opção que economiza recursos, já que você não precisa contratar uma equipe própria para isso. Além disso, conforme a empresa cresce, você continua tendo a mesma assertividade no processo.
Conheça agora mesmo o trabalho da CLM Controller e garanta a saúde financeira da sua empresa.