O que é Orçamento Empresarial?

Tempo de leitura: 6 minutos

Entenda o que é orçamento empresarial, qual sua importância, principais tipos e os passos para a criação do documento.

O Orçamento Empresarial é uma ferramenta de gestão utilizada para projetar as receitas e despesas de uma empresa, dentro de um determinado período. 

Na maioria das vezes, é traçado anualmente, mas também pode ser feito a cada semestre, trimestre ou mensalmente.

Seu principal objetivo é fazer um controle assertivo das despesas, de forma que a empresa gaste menos e aumente a lucratividade.

orçamento empresarialPara isso, são reunidos todos os dados referentes a possíveis despesas dentro do período determinado. Dessa forma, o orçamento empresarial serve como um guia que ajuda a orientar e acompanhar as despesas, evitando gastos imprevistos.

Com esse instrumento de gestão, as empresas mantêm suas finanças organizadas e podem trabalhar com metas e projeções que contribuam para a evolução do negócio.

Importância de elaborar um orçamento empresarial 

O orçamento empresarial ajuda no controle de gastos, na análise financeira e, principalmente, serve como um guia para a tomada de decisão.

É nele que os gestores encontram a base de dados necessária para obter uma visão clara sobre a situação atual, o que torna mais fácil planejar quais serão os próximos passos.

A falta de um bom planejamento pode levar muitas empresas à falência. Além disso, é uma forma de a empresa saber como lidar quando surgirem oportunidades de investimento.

Portanto, o orçamento empresarial é uma ferramenta de suma importância para negócios de todos os tamanhos.

 

Tipos de orçamento empresarial

Existem vários tipos de orçamento empresarial. Dentre os mais conhecidos no mercado estão o estático, variável, orçamento contínuo e ajustado. A seguir nós falamos um pouco sobre cada um deles.

 

Orçamento estático 

É um tipo de orçamento empresarial que tem como principal característica a não é alteração. Ou seja, independentemente dos resultados da empresa, seus números são pré-determinados e não podem ser mudados.

Isso quer dizer que as despesas são fixadas e não podem ser ultrapassadas, mesmo que a empresa tenha caixa disponível. 

Vamos supor que você invista R$ 5.000,00 mensais em serviços de marketing e publicidade. Esse valor não deve ser ultrapassado dentro do período para o qual o orçamento foi estipulado.

 

Orçamento variável ou flexível

Ao contrário do orçamento estático, aqui existe a possibilidade de alterar as peças orçamentárias, conforme o volume de produção ou as vendas.

Vamos supor que, em determinado mês, a empresa dobrou as vendas. Então, é possível investir mais em ações de marketing. Para isso, são estabelecidas margens de mudanças, ou seja, até onde é possível flexibilizar o orçamento.

 

Orçamento contínuo

O orçamento contínuo também recebe o nome de Rolling Forecast. É um tipo de orçamento mais dinâmico, sendo assim com revisões mensais.

No fim de cada mês, a empresa avalia esse orçamento e adiciona mais um mês ao período que foi orçado. Por isso, ele é chamado de contínuo.

 

Orçamento ajustado ou revisado

O orçamento ajustado que também é conhecido como Forecast, tem como principal característica as revisões, que assim como no orçamento contínuo, são feitas mensalmente. 

A diferença é que, é feito um comparativo entre o que foi gasto nos meses anteriores para definir os ajustes necessários, sendo assim caso a empresa esteja gastando a mais ou a menos em determinados serviços, os valores vão sendo adequados para alcançar um equilíbrio.

 

Principais modelos de orçamento empresarial

A escolha do modelo de orçamento empresarial deve ser feita por cada empresa, considerando suas necessidades.

Os modelos mais utilizados são planilhas, mas há também a possibilidade da adesão de softwares que ajudam nesse trabalho.

 

Orçamento empresarial x Orçamento de vendas

Muitas pessoas confundem o orçamento empresarial com os modelos de orçamento de vendas. Porém, são dois documentos completamente diferentes.

Um orçamento de vendas nada mais é do que uma proposta comercial. Enquanto isso, o orçamento empresarial conta com um planejamento detalhado das receitas e despesas gerais do negócio.

LEIA TAMBÉM: Por que o planejamento financeiro é importante para as Startups?

Como fazer rum orçamento empresarial?

Fazer um orçamento empresarial exige dedicação intensa do time da contabilidade, sendo assim o processo exige experiência e conhecimento e deve passar pelas seguintes etapas:

  • orçamento empresarialRealização do diagnóstico financeiro da empresa;
  • Definição dos objetivos e metas para o período;
  • Projeção de vendas;
  • Definição das estimativas de receitas;
  • Levantamento dos custos e despesas;
  • Cálculo do ativo fixo;
  • Planejamento dos investimentos;
  • Organização do documento.

 

Importância de acompanhar e revisar o orçamento

A criação do orçamento empresarial é apenas o começo. Para uma gestão financeira eficiente, é então necessário se dedicar ao monitoramento e revisão contínuos das metas estipuladas.

Dessa forma, você consegue se manter fiel aos objetivos financeiros da empresa e tem maior flexibilidade para se adaptar aos novos possíveis cenários, traçando novas e melhores estratégias.

O mais importante nisso tudo, é ter a capacidade de enxergar o orçamento empresarial como um instrumento dinâmico, que acompanha a realidade do negócio, se adequa as necessidades, mas não deixa os propósitos se perderem no caminho.

 

Composição do Orçamento Empresarial

As principais peças de um orçamento empresarial são:

  • Planejamento das vendas;
  • Projeções e estimativas de vendas;
  • Orçamento dos custos de produção;
  • Orçamento das despesas operacionais;
  • Orçamento de gastos com pessoal;
  • Projeção de investimentos.

 

Por que contratar uma empresa de contabilidade para orçamentos?

Primeiramente, porque contar com uma equipe expert é a melhor forma de gerar orçamentos assertivos e dinâmicos, que facilitem o monitoramento dos dados e informações.

Um dos grandes desafios das empresas em crescimento é então contar com uma estrutura de gestão que possibilite atender as novas demandas que irão surgir ao longo do caminho.

Contratar uma empresa especializada é uma opção que economiza recursos, já que você não precisa contratar uma equipe própria para isso. Além disso, conforme a empresa cresce, você continua tendo a mesma assertividade no processo.

Conheça agora mesmo o trabalho da CLM Controller e garanta a saúde financeira da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.