Contabilidade para Engenheiros: Peculiaridades das empresas de Engenharia

Tempo de leitura: 4 minutos

Contabilidade para Engenheiros: peculiaridades das empresas de Engenharia

Você é engenheiro e também é responsável pela contabilidade do seu negócio? Então este artigo é para você!

Contabilidade para engenheiros
Alguns nichos e segmentos específicos ainda precisam se atentar a fatores que são peculiares do seu setor. A engenharia é um deles (Imagem de Freepik).

Todas as empresas possuem obrigações fiscais que precisam ser cumpridas. Independente do segmento de atuação, o empreendedor precisa estar sempre atento às questões contábeis e fiscais para manter o negócio regular e garantir condições para o crescimento.

Alguns nichos e segmentos específicos ainda precisam se atentar a fatores que são peculiares do seu setor. A engenharia é um deles.

Neste artigo, nós falamos sobre as peculiaridades do serviço de contabilidade para engenheiros e respondemos as principais dúvidas relacionadas ao tema.

Simples Nacional para Engenheiros, saiba como funciona!

Por que engenheiros devem se preocupar com a contabilidade?

Uma das principais funções da contabilidade é manter as obrigações fiscais das empresas em dia. Porém, não é só isso.

O serviço contábil é de fundamental importância para garantir uma gestão eficiente do negócio. É ele quem fará o diagnóstico do quadro financeiro da organização, para que seja possível uma tomada de decisão mais assertiva.

Além disso, uma contabilidade especializada garante que sejam atendidas todas as exigências previstas em lei, de acordo com o tipo de empresa. Ou seja, observando as peculiaridades de cada negócio. E ainda, poupa tempo do profissional de engenharia que pode se dedicar às suas funções.

Leia mais: Qual é melhor para a sua empresa ME ou EPP?

Tipos de empresas de engenharia

As empresas de engenharia podem ter diferentes formatos jurídicos e tributários.

Se a empresa atua na área de prestação de serviços, ela pode ser enquadrada no regime tributário do Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Com relação ao formato jurídico, é possível que seja Empresário Individual, EIRELI ou Sociedade Limitada.

Independente de qual for a opção, o pagamento dos tributos deve ser feito de maneira rigorosa para garantir que o negócio não sofra com multas, juros e outros problemas mais sérios que comprometam sua atividade.

Se a empresa atuar no ramo, mas também trabalhar com a venda de materiais de construção ou realizar atividades que vão além de serviços de engenharia, ela poderá ser enquadrada como construtora, exigindo uma assessoria contábil especializada nisso.

A área de engenharia compreende: Engenharia Civil, Hidráulica, de tráfego, elétrica, química, mecânica, industrial, agrária, ambiental, acústica e outras.

Leia também: Quais são os tipos de empresas para abrir no Brasil?

Quais são as responsabilidades do contador?

O contador que presta serviços para uma empresa de engenharia tem várias responsabilidades.

Dentre elas estão o suporte para a manutenção da saúde financeira da empresa, abertura e programação da folha de pagamento quando houver funcionários e outras como:

  • Cumprimento das obrigações mensais, orientação, geração e pagamento dos impostos;
  • Manutenção do registro no CREA dos profissionais atuantes na empresa;
  • Assessoria tributária seguindo a legislação atualizada;
  • Garantia do cumprimento de todas as obrigações e orientação do gestor sobre riscos e oportunidades.

Deixar a contabilidade da empresa de engenharia nas mãos de uma equipe especializada garante o cumprimento de todas as obrigações e ainda que você tenha um panorama atualizado com dados seguros sobre a saúde financeira do negócio, para basear a tomada de decisão.

[BAIXE AGORA]: Planilha para fazer o seu Planejamento Estratégico!

Como escolher contabilidade para empresa de engenharia?

O primeiro fator a ser considerado na hora de contratar contabilidade para engenheiros é a experiência do contador ou equipe a ser contratada. Para isso, a dica é analisar se a contabilidade analisada já atendeu empresas do ramo e possui conhecimento da área.

O contador e sua equipe não precisam ter conhecimento sobre os conceitos de engenharia, mas devem ter uma base de mercado para conseguir fazer análises de resultados e identificar riscos e oportunidades.

Para engenheiros que ainda não possuem empresa constituída, é uma excelente sugestão contratar o serviço de contabilidade desde a abertura, a fim de contar com o suporte profissional para selecionar os melhores formatos tributário e jurídico de acordo com as características do empreendimento.

Isso é importante, pois pode contribuir com a redução dos impostos a serem pagos.

Se você é engenheiro e quer contar com o suporte de uma contabilidade com mais de 40 anos de experiência no mercado, conheça agora as soluções da  CLM Controller para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =