Mulheres na Contabilidade

Tempo de leitura: 2 minutos

Os números mostram mudanças para melhor: A presença de mulheres contabilidade vem crescendo nos últimos anos.

Durante 1996 a 2019, a quantidade de contadoras no mercado de trabalho passou de 27,45% para 42,77%. Dentro do Sistema CFC/CRCs, outros dados podem ser destacados. Hoje então, esse universo conta com três vice-presidentes no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dez mulheres à frente de Conselhos Regionais (CRCs) sediados em todas as regiões do país.

Para a coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Inez Justina Santos, ações que incentivem a presença feminina na profissão, como as empreendidas pela Comissão CRCSP Mulher, contribuem então para o crescimento do público feminino na Contabilidade.

Um exemplo destas ações é o “Universo Contábil com Elas”, atividade realizada pela Comissão CRCSP Mulher com foco em temas técnicos da Contabilidade.

Mulheres na Contabilidade no Brasil

Os avanços na questão da igualdade de gêneros só foram possíveis graças à atuação de mulheres pioneiras, que derrubaram então barreiras em um ambiente predominantemente masculino.

Sendo assim pessoas como Mônica Elizabeth Altmann Fazio, formada técnica em contabilidade pelo Colégio Dante Alighieri e profissional registrada no CRCSP desde 1965.

“Na época, o Dante oferecia os cursos clássico, científico e técnico em contabilidade. Eu queria algo mais prático e optei pela Contabilidade”, conta Mônica.

A CLM Controller apoia a equidade de gênero

Rosemeire Condini, Coordenadora de Sucesso do Cliente, comentou sobre sua jornada no mundo contábil:

“Todos os dias tenho que estar estudando, e eu sei que quanto mais eu estudar mais desafios vão aparecer.”

“Então já coloquei para mim,  até os noventa e cinco anos vou estar na escola, estudando e sempre tentando preparar”. 

Sendo assim, hoje, no Dia Internacional da Mulher, buscamos refletir sobre as imensas barreiras que as mulheres precisaram, e precisam superar ao longo da história.

A CLM Controller se orgulha de estar sempre inovando para um ambiente igualitário, por isso então, convidamos a refletir sobre essa luta de todos os dias. 

LEIA TAMBÉM [Por que contratar um serviço de contabilidade?]

Entre em contato para uma consulta gratuita com nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.