Vantagens e desvantagens do BPO de Folha de Pagamento

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Estar atento aos resultados obtidos é a atitude que levará às empresas ao sucesso e desenvolvimento. Por esse motivo, muitas delas têm dado preferência para a terceirização de serviços ao invés de sua internalização, como é o caso do BPO folha de pagamento.

A maioria das rotinas realizadas no Departamento Pessoal e Recursos Humanos pode ser terceirizada e essa simples mudança é capaz de proporcionar um grande aumento nos rendimentos da instituição.

Ao longo deste texto iremos mostrar o que é a terceirização e quais as principais vantagens e desvantagens do BPO folha de pagamento. Então continue conosco até o final e saiba mais sobre esse assunto!

 

1.Terceirização da folha de pagamento – entenda o que é esse serviço

Elaborar uma folha de pagamento mensalmente, de maneira adequada, é uma atividade que exige muito conhecimento e dedicação dos profissionais, devido ao alto nível de complexidade das Leis Trabalhistas Brasileiras.

Por isso, quem exerce esse tipo de função precisa ter aptidão para que as tarefas sejam concluídas da forma mais simples possível, além de estar sempre à disposição para que quaisquer dúvidas vindas dos demais colaboradores sejam sanadas.

Assim, uma solução vista por muitas empresas, tem sido o serviço de terceirização da folha de pagamento, o qual pode evitar erros de cálculos, sendo ainda uma excelente estratégia para a maximização de seus recursos.

Desta forma é possível também que os custos sejam reduzidos e que se consiga uma maior dedicação ao negócio em si.

 

2.Motivos para escolher pela terceirização da folha de pagamento

Apesar de uma grande quantidade de organizações optar pela internalização dos serviços relacionados à folha de pagamento, uma série de vantagens pode ser obtida por quem dá preferência pela terceirização.

Porém, é importante ter ciência de que, os melhores resultados só serão fornecidos por profissionais ou empresas experientes e que garantem um serviço com qualidade.

Veja então, nos próximos tópicos, cinco motivos que levam os empreendedores a escolherem o BPO folha de pagamento.

 

2.1.Economia de tempo

Um dos grandes problemas que os profissionais responsáveis pela realização deste tipo de atividade enfrentam é o tempo necessário para que o documento seja elaborado adequadamente, muitas vezes sendo difícil encontrar soluções rápidas e eficientes para sua conclusão.

Todos os que confeccionam de maneira interna a folha de pagamento, sabem que atenção total aos detalhes e tempo suficiente para realizar tudo com cautela é fundamental.

E todos os meses é preciso lidar com inúmeros cheques e balanços, de modo a evitar a qualquer custo os erros de manuseio em relação aos dados de cada colaborador contratado.

E esse tempo gasto com a produção impossibilita que outras tarefas em prol do desenvolvimento da organização sejam realizadas. Porém, ele pode ser obtido com a terceirização.

Assim é possível criar novas estratégias de marketing e vendas, planejar fluxos de trabalhos mais eficientes, delegando funções a outras pessoas, atitude extremamente benéfica quando se fala em gerenciamento com resultados positivos.

 

 

2.2.Redução dos custos indiretos

O tempo economizado com a realização de determinadas tarefas pode resultar em maior lucro para a empresa ou em redução de gastos. Portanto, optar pela terceirização pode ser bastante vantajoso também nesse sentido.

Veja na lista a seguir algumas das tarefas que você poderá delegar ao profissional ou empresa de serviços BPO folha de pagamento para que consiga tempo hábil para dedicar em outras atividades:

  • calcular o horário trabalhado pelos colaboradores;
  • verificar afastamentos por doença;
  • calcular impostos;
  • distribuir os salários ou os recibos aos trabalhadores;
  • realizar pagamentos eletrônicos ou diretos;
  • emitir os relatórios das folhas de pagamento.

Com isso é possível concluir que a terceirização tira essa responsabilidade dos profissionais contratados e permite uma grande economia de tempo e financeira.

 

2.3.Segurança das informações

Internalizar os processos relacionados ao BPO folha de pagamento pode representar um risco com relação ao roubo de identidade, manipulação dos registros para ganhos pessoais por parte dos funcionários, desfalques no caixa, etc.

E por mais confiável que seja o sistema utilizado para o cumprimento destas atividades, o armazenamento dos dados pode ser feito em servidor ou rede que apresente falhas, sendo alvo de roubo de informações.

Porém, com a terceirização, servidores com criptografia de ponta e alto sistema de segurança são oferecidos, contando ainda com backups periódicos, tudo visando a total segurança.

 

2.4.Conformidade com as leis garantida

Você enquanto gerente de RH ou de DP, sabe que erros relacionados à folha de pagamento podem gerar custos relativamente altos e que quaisquer falhas de arquivamentos precisos ou quanto a falsas declarações frente às agências estaduais e federais são de sua responsabilidade. E o simples fato de haver um único erro, poderá acarretar uma auditoria ou penalização.

Com a constante mudança em leis, ficar atento a todas elas enquanto procura por maneiras mais eficientes de gerenciamento do setor, é algo considerado improvável.

Assim, as empresas especializadas no BPO folha de pagamento compreendem com maior clareza essas informações, por estarem sempre em contato com elas, permitindo que sua situação esteja sempre de acordo com as normas e realizando quaisquer correções, assumindo a responsabilidade quando necessário.

 

2.5.Ampla gama de serviços prestados

Por mais experiente que o contador seja, sua gama de habilidades é limitada, hipótese inexistente nos serviços de terceirização da folha de pagamento.

E isso se dá devido ao fato de as prestadoras contarem com equipes completas e bem-qualificadas para a realização das mais diversas tarefas de DP e RH.

Assim, os serviços não ficam relacionados apenas à confecção da folha, mas também a outras atividades, como elaboração de contratos, pagamentos de compensação aos colaboradores, serviços de contabilidade, entre outros.

Com isso, diversos pacotes podem ser fechados, fazendo com que as necessidades de sua organização sejam atendidas da melhor maneira possível.

 

 

3.Desvantagens da terceirização

Apesar de a terceirização garantir uma série de vantagens, ela cria uma barreira para que a empresa tenha em seu quadro, profissionais com conhecimentos relacionados a esse tipo de rotina.

Os custos e preocupações com equipamentos e sistemas de segurança podem ser relativamente mais baixos do que quando se opta pela internalização, porém manter os processos internos pode ser uma excelente oportunidade para acompanhar mais de perto o andamento das atividades.

As empresas terceirizadas fornecem periodicamente relatórios sobre o andamento dos serviços, porém estando com uma equipe interna, a correção das falhas poderá ser mais ágil.

 

Você conferiu cinco grandes motivos para contar com os serviços de BPO folha de pagamento para suas rotinas. Agora basta pesquisar para descobrir quais prestadores mais atendem às suas necessidades e que proporcionam segurança e fidedignidade.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário para que possamos lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *