B2B x B2C: Entenda as diferenças dos dois modelos de negócio.

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B2B x B2C: Entenda as diferenças dos dois modelos de negócio.

Você sabe quais são as diferenças entre os modelos de negócio B2B e B2C? Elas estão presentes em todo o processo de operação e até nas estratégias de marketing.

Formas de negócios b2b ou b2c
As empresas que atuam no modelo B2B vendem para outras empresas, enquanto as que atuam no modelo B2C vendem diretamente para o consumidor final (Imagem de rawpixel.com no Freepik).

B2B significa business to business (negócios para negócios), enquanto B2C quer dizer business to consumer (negócios para o consumidor).

Como o próprio nome já diz, o primeiro indica modelos de negócios que vendem para outras empresas, enquanto o segundo caracteriza as empresas que comercializam para o consumidor final.

Para compreender as diferenças entre os dois modelos de negócio, é necessário entender as diferenças de operação entre eles.

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O que são e como funcionam negócios B2B?

A sigla B2B significa business to business, que em português é traduzido como negócios para negócios. O termo representa as empresas que atuam na venda de produtos ou serviços para outras empresas.

Portanto, os negócios do modelo B2B fornecem insumos ou serviços que ainda serão transformados por outros negócios antes de chegar até o consumidor final. Seu foco é fornecer aquilo que é vital para o funcionamento de outras empresas.

É muito comum encontrarmos empresas que trabalham neste modelo. As empresas que criam peças que serão utilizadas na montagem de veículos são exemplos de negócios B2B. Assim como, os escritórios de contabilidade.

A operação dos negócios B2B é dividida em:

  • Transformação: inclui toda a indústria que fornece produtos para outras indústrias para que novos produtos cheguem até o consumidor final;
  • Revenda: inclui aquelas empresas que fazem o repasse de produtos que serão vendidos por outros negócios;
  • Consumo: compreende tudo o que abastece outras empresas para garantir seu funcionamento, como produtos de limpeza, itens de escritório, tecnologia, etc.

A grande vantagem competitiva dos negócios B2B é a realização de vendas em grande escala com maior previsibilidade. Apesar do ciclo de venda ser mais demorado, costuma contar com clientes de médio e longo prazo com ticket médio alto.

Em contrapartida, o processo de venda é mais complexo e os clientes são mais exigentes.

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O que são e como funcionam negócios B2C?

B2C é a sigla para Business to Consumer. Se refere a todas as empresas que comercializam produtos ou serviços para o consumidor final. Compreende o varejo e aqueles estabelecimentos que fazem parte do dia a dia dos clientes.

As vendas B2C são mais populares e podem estar destinadas a todos os tipos de clientes. As operações são mais simples e fáceis de serem compreendidas, afinal eles vendem aquilo que será consumido.

Exemplos são os supermercados, farmácias e lojas de departamento, sejam eles físicos ou virtuais, que comercializam itens de alimentação, medicamentos, vestuário, etc.

Também existem indústrias que comercializam seus produtos diretamente com o consumidor final, elas se enquadram nos modelos B2C. O mesmo ocorre para empresas que fazem apresentações artísticas, shows, cinema, teatro, serviços turísticos e muito mais.

As grandes vantagens são que o processo de venda é simplificado e as vendas são movidas, em geral, por motivação emocional. Além disso, o mercado é bastante amplo e cheio de oportunidades.

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Diferenças

Se você chegou até aqui já conseguiu entender que a grande diferença está no público-alvo de cada modelo de negócio.

As empresas que atuam no modelo B2B vendem para outras empresas, enquanto as que atuam no modelo B2C vendem diretamente para o consumidor final.

Apesar da diferença parecer muito simples, a dinâmica dos dois modelos é muito diferente e as operações precisam ser devidamente alinhadas para atingir os resultados esperados em cada negócio.

O volume de compras nos modelos B2B costuma ser muito mais elevado, o ciclo de vendas é diferente e os métodos de pagamento também variam de um para outro.

Por conta disso, as estratégias de marketing utilizadas por cada negócio também serão diferentes. As empresas precisam estar cientes de que o processo de tomada de decisão ocorre de forma diferente em cada caso.

Pessoas são movidas por seus gostos e objetivos pessoais, moda, diretrizes estéticas, tendências, etc. Enquanto isso, o marketing B2B precisa suprir as demandas e contribuir com as operações de outros negócios.

Todo o trabalho da empresa precisa estar alinhado com seus objetivos de atingir o público-alvo, com estratégias adaptadas para isso em todos os setores, inclusive na contabilidade.

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