Saiba como começar o seu planejamento financeiro

Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba que não dar um bom encaminhamento para essa atividade ainda este ano pode comprometer o futuro de seu negócio. Afinal de contas, planejar ações com suas atividades já em curso é o mesmo que tentar consertar um carro andando. São poucas as chances de dar certo, não é mesmo?

planejamento financeiro
Para seu planejamento financeiro dar certo de verdade, é preciso saber reconhecer qual o atual quadro de seu negócio (Imagem de ijeab no Freepik).

Pensando em te ajudar, organizamos mais este artigo com várias dicas sobre como estruturar um bom planejamento financeiro. Falaremos sobre o estabelecimento de metas, desenvolvimento de diagnóstico situacional, projeção de cenários e muito mais.

[Veja]: Terceirização de contas a pagar e a receber: Redução de custos e aumento de eficiência! 

Estabeleça metas factíveis

Quando pensamos em planejamento financeiro, é natural que nos venha a cabeça a palavra “metas”. Metas que são uma espécie de norte para ações que pensamos em implementar. E ao estipular esses objetivos, é mais que necessário manter os pés no chão e optar por algo que seja razoável, factível.

Afinal, de nada adianta colocar no topo de suas prioridades coisas do tipo “liderar o mercado”, “faturar 5x mais no próximo” ou, ainda, “lançar x novos produtos/soluções já no primeiro semestre” se nenhum elemento dá realidade aponta para a possibilidade de concretização de seus objetivos.

Por isso, se atenha ao que está no “espectro do possível”. Como exemplo, podemos citar metas como:

  • fechar o ano no azul;
  • pagar todas as obrigações patronais em atraso;
  • aumentar a margem de lucro em x% sobre determinada operação;
  • fidelizar x% de seus clientes responsáveis por parte significativa de seu faturamento.

[Artigo]: Planejamento Sucessório via Holding: Como funciona?

Reconhecer o momento do seu negócio

Para seu planejamento financeiro dar certo de verdade, é preciso saber reconhecer qual o atual quadro de seu negócio. Isto é, o que se vê analisando as contas? Quais ações foram assertivas no último ano? O que não deu certo?

O seu balanço financeiro do ano, por exemplo, será muito importante para verificar quais são as condições de promover investimentos no próximo ano e manter um capital de giro suficiente para garantir sua operação pelos próximos meses.

É também interessante dedicar algum tempo para reunir os membros mais estratégicos de sua equipe para avaliar o que deu certo e que não foi tão bem assim. Esse tipo de avaliação deve ser conduzida de forma setorial, com um posicionamento de cada área sobre o que foi feito.

Veja também: Contabilidade Digital: O que é, como funciona e vantagens

Crie uma metodologia própria para acompanhamento de resultados

Criar uma metodologia própria para o seu planejamento financeiro é muito importante, pois não basta replicar fórmulas de outras organizações, dado que sua empresa tem um modelo de negócio próprio e diversas especificidades.

No entanto, existem alguns elementos que não podem ser desconsiderados por nenhum tipo de planejamento financeiro. Confira quais são eles:

Fluxo de caixa

Mesmo que sejam apenas projeções, faça uma estimativa de receitas e despesas mês a mês. Baseado em demonstrativos financeiros de anos anteriores, você poderá ter alguma previsibilidade daquilo que lhe espera.

Esse tipo de previsão será importante para prever os melhores períodos para realizar investimentos importantes, pagar fornecedores e, até mesmo, fazer campanhas promocionais para alavancar suas vendas.

Veja também: Novas regras para as sociedades anônimas.

Capital de giro

Combinado ao fluxo de caixa, você também precisa estimar qual o capital de giro necessário para honrar todos os seus compromissos ao longo do ano. Alguns fatores como aumento do volume de estoque, grande percentual de seu faturamento em vendas a prazo e elevados índices de inadimplência demandarão uma reserva mais robusta.

[Leia também]: Como calcular o Lucro Real?

Custos variáveis

Custos variáveis são os grandes vilões de qualquer planejamento financeiro, pois tratam-se de despesas difíceis de estimar. Ainda assim, você não pode se furtar do esforço de fazer uma boa previsão.

Uma maneira de lidar com tanta imprevisibilidade é acompanhar a evolução da proporção desse tipo de custo sobre seu faturamento. Caso você perceba que o percentual não para de crescer, avalie a necessidade de realizar mudanças estruturais em suas operações para que a despesa que hoje representa uma despesa variável possa se tornar ordinária.

[Acesse]: Como emitir Nota Fiscal no Lucro Presumido?

Cálculo de índice de inadimplência

A inadimplência vem colocando em risco a operação de vários negócios, sobretudo, no setor de comércio no país. Levantamento do SPC Brasil dá conta de 61 milhões de brasileiros com restrições junto aos órgãos de proteção de crédito.

Nesse cenário tão desfavorável, é preciso fazer uma verdadeira força tarefa para a recuperação de devedores, na tentativa de amenizar os impactos da inadimplência. Para isso, convém incluir em seu planejamento a organização de setor de cobrança em sua empresa, caso essa estrutura não exista. Ou, ainda, avaliar a viabilidade de terceirizar a atividade de cobrança.

Por isso, além de mensurar qual a inadimplência, é preciso já prever ações no intuito de recuperar receitas que vão fazer toda a diferença para fechar o próximo ano no azul.

Como calcular o Lucro Presumido?

Projete diferentes cenários ao fazer seu planejamento financeiro

Quando o assunto é planejamento financeiro, você não pode prescindir de estabelecer diferentes cenários. Isso porque não é possível prever com exatidão o comportamento do mercado em que você atua, havendo a possibilidade de ocorrer eventos positivos e negativos para a o seu negócio.

Dessa forma, é preciso sempre pensar um planejamento partindo de um cenário positivo e outro com vistas a um cenário negativo. Com isso, no transcorrer do ano você terá a opção de adotar um conjunto de ações variadas, conforme determinadas situações se confirmam ou não.

Depois de acompanhar mais este post de nosso blog, esperamos que você sinta mais seguro para dar encaminhamento a seu planejamento financeiro. Como já tratado aqui, não adie esse trabalho para o início do próximo ano, pois é imprescindível começar janeiro já com tudo o que se deve fazer bem delimitado.

Se você quer contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar a performance financeira, conheça agora as soluções da CLM Controller.

Planilha de Lucro Presumido

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezessete =