Escritório de contabilidade para empresas de telefonia: entenda a importância de ser assessorado por profissionais

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe qual é a importância de contratar os serviços de um escritório de contabilidade para empresas de telefonia?

Como você irá ver logo mais neste texto, o Brasil é um dos países onde a cobrança de impostos sobre os serviços de telecomunicações é mais alta.

E isso impacta no elevado preço que as empresas repassam aos consumidores.

No entanto, contar com um escritório de contabilidade para empresas de telefonia é uma atitude que poderá contribuir com a redução destes custos, beneficiando tanto empresa quanto consumidor final.

Continue a leitura desta postagem para obter mais informações sobre este assunto!

Legislação específica para empresas de telefonia

No Brasil, 50% do valor pago sobre os diversos serviços de telecomunicações se referem aos impostos, taxas e demais contribuições.
Porém, quando se transfere a responsabilidade das leis e tributos sobre a telefonia para um assessor contábil, os custos poderão ser reduzidos, mesmo que os impostos e demais tarifas se mantenham as mesmas.
Além disso, um profissional especializado na contabilidade poderá ser mais apto a realizar as atividades do setor, pois está sempre em contato com as principais leis e normas regidas pela ANATEL, evitando que a empresa seja prejudicada.
Neste caso, os serviços de um escritório de contabilidade para empresas de telefonia pode ser a melhor opção para redução de gastos desnecessários, melhora na gestão da empresa e de seus processos, fazendo com que ela se desenvolva e obtenha melhores lucros.

Tributação para empresas de telefonia

Como já foi mencionado anteriormente, o Brasil é um dos países com uma das maiores cargas tributárias em diversos setores, e no caso das Telecomunicações, esse quadro não é diferente.

Após alguns estudos ficou constatado que nosso país está em terceiro lugar entre 50 outros países analisados, perdendo apenas para a Turquia e para o Uganda.

A incidência destas cobranças pode ser feita sobre três principais categorias, conforme descrito na lista abaixo:

  • Para estações e terminais;

  • Sobre a receita bruta;

  • Outros tributos.

Além disso, agora com relação aos impostos cobrados pelas empresas de telecomunicação estão:

FISTEL:
Fundo para Fiscalização de Telecomunicações foi criado para que se pudesse financiar a fiscalização dos sistemas de telecomunicações oferecidos, desde os provedores de internet, telefonia, rádio ou televisão e ele pode ser cobrado tanto pela instalação das estações quanto por aquelas já existentes;

ICMS:
O responsável pela maior taxa tributária relacionada aos serviços de telecomunicações tem como intuito tributar operações, prestações de serviços ou transportes, representando um alto valor tanto para empresa quanto para consumidor.

(Cerca de 25% a 35% do valor cobrado pelo serviço oferecido, variando de um estado do Brasil para outro);

FUST:
Já este imposto é destinado à arrecadação de fundos para a inclusão digital no país;

FUNTTEL:
Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações tem como intuito o investimento em pesquisas nesta área de atuação.

Sendo assim, é possível notar que diversos impostos causam um verdadeiro impacto quando se fala em serviços de telecomunicações no Brasil.

Desta forma, contar com o apoio de um profissional que esteja diariamente em contato com esse tipo de atividade pode trazer resultados bastante significativos para as empresas de telefonia.

Um último ponto é a importância de saber que tributo não inclui apenas os impostos, mas sim as demais taxas como:

Contribuições sociais, contribuições de melhorias, empréstimos contraídos e muitas outras questões relacionadas à parte financeira, como foi possível visualizar na lista acima.

Como um escritório de contabilidade para empresas de telefonia ajuda nas dificuldades?

Primeiramente, tanto os gestores quanto os profissionais de contabilidade poderão se deparar com dificuldades durante suas tarefas.

Sendo assim, o planejamento é a principal delas, garantindo que não ocorra problemas com relação à transmissão de sinal para os clientes, mau gerenciamento das estações, paralisações, etc.

Além do mais, não menos importante que o anterior:

Definição dos preços de vendas – o auxílio de um escritório de contabilidade para empresas de telefonia pode intervir em melhorias.

Pois os lucros serão obtidos através da oferta de serviços de qualidade e o bom gerenciamento dos mesmos dependerá de um profissional qualificado.

Conheça a CLM Controller, um Escritório de contabilidade para empresas de telefonia

[E-BOOK] Guia do Planejamento Financeiro

Sendo assim, dos maiores objetivos da contabilidade para a telecomunicação é fazer com que haja uma potencializarão da gestão empresarial, por meio de uma análise dos custos que os serviços ofertados geram.

Isso faz deste, um ramo de negócios fundamental para todos que desejam ter um crescimento eficiente, e nós da CLM Controller oferecemos serviços voltados para o melhor controle financeiro, tributário e legislativo de sua empresa.

Nós disponibilizamos ainda um profissional que irá se dedicar aos seus procedimentos, fazendo com que haja sempre um bom relacionamento.

Proporcionamos a nossos clientes a garantia de satisfação onde caso não fique satisfeito com os serviços em até 90 dias, terá um reembolso integral!

Por fim, nos disponibilizamos diversos procedimentos e você poderá visualizar todos eles através do nosso site!

Deixe o seu comentário em caso de dúvidas.

Você sabe quanto custa para terceirizar a folha de pagamento? Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.