Cartão de crédito para empresas vale a pena?

Tempo de leitura: 5 minutos

Cartão de crédito para empresas vale a pena?

Se você está pensando em adquirir um cartão de crédito PJ e está em dúvida se esta ação vale a pena, confira as informações que disponibilizamos neste artigo.

cartaodecreditoPJ
Normalmente, o cartão possui as funções débito e crédito, cabendo ao gestor decidir quais gastos serão pagos em cada função. As compras podem ser pagas à vista ou parceladas (imagem Freepik).

Um dos maiores desafios de quem é proprietário de micro ou pequena empresa, é fazer uma gestão financeira eficiente. O cartão de crédito PJ pode ser uma saída interessante para otimizar essa tarefa.

Quando utilizado da maneira correta, o cartão de crédito empresarial pode proporcionar alguns benefícios.

Como seu uso ainda não é muito comum entre empreendedores, ainda existem muitas dúvidas acerca do cartão de crédito PJ. A seguir, nós trouxemos informações importantes para você conhecer essa ferramenta e entender se vale a pena ou não para o seu negócio.

Leia também: Freelancer pode ser MEI?

Como funciona o cartão de crédito empresarial?

De forma similar a um cartão de crédito pessoal, o cartão empresarial possui um limite que pode ser utilizado em benefício da empresa.

Normalmente, o cartão possui as funções débito e crédito, cabendo ao gestor decidir quais gastos serão pagos em cada função. As compras podem ser pagas à vista ou parceladas.

Leia também: Quanto cobrar pelo meu produto ou serviço?

Vale a pena ter um cartão de crédito PJ?

Definir se vale a pena ou não ter um cartão de crédito PJ depende de cada empreendedor e da sua capacidade de gerenciar a utilização do cartão.

É necessário considerar o tipo de negócio e o volume de compras realizadas. Uma empresa que precisa adquirir insumos com frequência, pode ser muito beneficiada com o uso do cartão de crédito. Visto que, é possível pagar o mesmo valor do produto à vista, de forma parcelada, gerando um impacto menor sobre o caixa.

Para os empreendedores que utilizam o cartão de crédito pessoal para fazer compras para a empresa, a adesão de um cartão PJ é muito mais interessante, já que permite separar as contas pessoais das contas do negócio.

Em suma, o cartão de crédito pode ser uma excelente ferramenta para ajudar na organização das finanças e otimização do processo de compras. Porém, seu uso deve ser feito com responsabilidade e controle, considerando sempre as condições do negócio para manter as faturas em dia.

Caso essa atitude não seja preservada pelo empreendedor, o uso do cartão de crédito de maneira irresponsável pode acarretar em dívidas difíceis de controlar.

Leia também: O que é Capital Social e como é definido o seu valor?

Vantagens do cartão de crédito para empresas

A seguir pontuamos algumas das principais vantagens que o cartão de crédito pode proporcionar para as empresas.

Leia também: Novas regras para sociedades anônimas (S.A.).

Organização das contas

Ao optar pela utilização do cartão de crédito, o empreendedor tem a oportunidade de concentrar todas as contas da empresa em uma única fatura. Com isso, evita problemas associados à falta de organização.

Principalmente em pequenas e médias empresas, é comum que os proprietários misturem as contas pessoais com as contas do negócio, ou ainda, que mantenham as contas em lugares diferentes, gerando confusão e desordem.

Para quem sofre com esses problemas, o cartão de crédito PJ pode ser uma excelente alternativa para criar organização e melhorar a saúde financeira do negócio.

Quer uma planilha para executar o cálculo do Lucro Presumido? Baixe agora.

Possibilidade de parcelar as compras

Esta é uma das principais vantagens do cartão de crédito. Com a possibilidade de parcelar as compras, você consegue reduzir o impacto gerado ao caixa.

Com o parcelamento, o valor dos pagamentos é diluído ao longo do tempo e o caixa é preservado.

Além disso, torna-se possível fazer compras com valores maiores que você não conseguiria fazer se tivesse que pagar à vista.

Veja também: Imposto de Renda no Lucro Presumido, saiba como calcular!

Segurança

Todas as compras feitas no cartão de crédito são registradas e podem ser visualizadas no App do seu banco no mesmo momento em que a compra foi feita, proporcionando maior segurança.

Dica CLM Controller: Quer saber como fazer o cálculo de férias dos colaboradores?

Conclusão

O cartão de crédito PJ vale a pena quando o empresário sabe utilizar de maneira responsável e pode proporcionar diversas vantagens para o negócio, contribuindo para a manutenção da saúde financeira.

Se você é empresário e quer mais informações sobre o assunto ou precisa de assessoria contábil para o seu negócio, entre em contato com o time da CLM Controller.

Somos um escritório de contabilidade com mais de 40 anos de experiência e fornecemos soluções modernas para empresas de todo o Brasil que querem melhorar sua gestão financeira e elevar sua performance no mercado.

Acesse o site para conhecer nosso trabalho ou envie-nos uma mensagem de contato.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =