Escritório de contabilidade para multinacionais – por que terceirizar esse serviço?

Tempo de leitura: 14 minutos

Nos dias de hoje, muitos empreendedores optam por terceirizar seus serviços de gestão financeira para otimizar tempo e reduzir custos. Mas você já parou para pensar quais são as principais vantagens de escolher um escritório de contabilidade para multinacionais?

Geralmente, a contabilidade para multinacionais é um processo bem complexo e delicado. Isso acontece porque a rotina de empresas  envolve regulamentações e normas fiscais de diferentes países. Quando tratadas de maneira negligente, essas obrigações podem causar transtornos e, em casos mais extremos, até a falência do negócio.escritório de contabilidade para multinacionais

Portanto, é preciso ter um contador com os conhecimentos específicos para exercer essa função. Principalmente, para lidar com as diferenças entre os regimes tributários e manter todos os dados financeiros organizados conforme cada legislação. 

É importante ressaltar que há também outras variáveis a serem consideradas: a vigência de tratados internacionais, condições de operação em cada país e outros aspectos fiscais que podem influenciar diretamente na atuação da empresa. Nesse caso, terceirizar essas atividades em um escritório de contabilidade para multinacionais é uma das melhores saídas para evitar qualquer problema no futuro. 

Ainda tem dúvidas sobre isso?

No artigo de hoje, vamos explicar como um escritório de contabilidade pode ajudar uma multinacional, quais são os maiores desafios nesse cenário, quais serviços oferecidos e muito mais!

Vamos lá?

Como um escritório de contabilidade pode ajudar a sua empresa?

Como já sabemos, o dia a dia de uma multinacional requer cuidado redobrado, pois abrange tributações, normas e regulamentações dos mais diversos países. Ao contrário de uma empresa nacional, a tarefa de administrar a contabilidade para empresas desse porte pode ser um pouco mais difícil. Nesse sentido, contratar serviços contábeis terceirizados é uma ótima maneira de contar com mais tranquilidade fiscal a curto, médio e longo prazo. 

Mas, afinal, como terceirizar esse serviço pode ajudar a sua empresa?

Para ilustrar isso com mais clareza, preparamos uma lista com 7 formas que um escritório especializado de contabilidade pode ajudar multinacionais. Confira!

  1. Integração dos sistemas da matriz e das filiais
  2. Melhora na reputação da empresa
  3. Adequação às diferentes exigências legais
  4. Decisões mais assertivas
  5. Elaboração de planos de contingência
  6. Transparência nos indicadores de crescimento do negócio
  7. Visão 360º das movimentações do mercado

Contabilidade gerencial para multinacionais

A contabilidade gerencial é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa, especialmente as multinacionais. É uma área que integra um compilado de informações internas e externas para que os gestores consigam melhorar as tomadas de decisão de um negócio. Tudo pensado para que você foque com calma e segurança na sua estratégia, sabendo como reduzir custos, em quais frentes investir e, principalmente, como gerir a empresa.escritório de contabilidade para multinacionais

Em outras palavras, a contabilidade gerencial é um método de técnicas que mede e examina informações tanto financeiras quanto contábeis. A partir disso, é possível ter um planejamento e controle mais amplo na gestão empresarial e, consequentemente, destinar os recursos da melhor forma. É algo que vai além, e complementa, a contabilidade tradicional.

Nesse sentido, o contador responsável usa planilhas, relatórios e outros instrumentos gerenciais, facilitando a visualização das perspectivas atuais do que já é feito pela empresa e de oportunidades que podem ser aproveitadas. Portanto, o empreendedor fica ciente, por exemplo, dos custos e orçamentos, das metas que devem ser atingidas a curto e longo prazo e outros elementos que podem garantir a saúde do negócio.

Desse modo, na hora de contratar um escritório de contabilidade para multinacionais, esse modelo oferece planos de ação rápidos em casos de emergência. Prova disso é a maior estabilidade que ele traz em situações econômicas, e até mesmo políticas, desfavoráveis.

Depois que a contabilidade gerencial é aplicada, o empreendedor será capaz de encontrar, com base em dados, as melhores escolhas para alcançar resultados mais satisfatórios. Enquanto isso, no meio desse processo, haverá uma atuação ativa em diversas frentes de otimização, como:

  • Análise de custos e orçamentos;
  • Reformulação da logística;
  • Atendimento de excelência, focado na experiência do usuário;
  • Gestão mais eficaz;
  • Destinação adequada de recursos;
  • Controle panorâmico do financeiro;
  • Administração dos custos das linhas de produção;
  • Crescimento do percentual de lucratividade;
  • Acompanhamento constante do ROI;
  • Comunicações mais próximas e assertivas entre os departamentos, etc.

Dentro desse contexto, a contabilidade gerencial e o próprio contador se tornaram fatores muito importantes nos processos de decisão. Se antes escritórios de contabilidade para multinacionais se restringiam às demandas financeiras e contábeis, agora tem um papel ainda mais próximo da gestão da empresa.

Conheça outros serviços oferecidos pela contabilidade para multinacionais

Como vimos, a contabilidade gerencial é um dos principais serviços oferecidos por um escritório de contabilidade para multinacionais. Uma área que se destaca bastante do mercado. Porém, por outro lado, também existem outros pontos de atenção dentro da empresa — serviços indispensáveis para que tudo corra bem. 

Quer entender mais a fundo quais são eles? Confira a lista que preparamos!

Assessoria para Planejamento Tributário

Sabia que é possível reduzir os encargos pagos e ainda cumprir as normas fiscais

Feita por um contador de confiança, que entende todos os detalhes da legislação tributária, a assessoria para planejamento tributário pode ajudar com isso. E também possibilita a redução de riscos tributários e a identificação de oportunidades. 

Assessoria Trabalhista

escritório de contabilidade para multinacionaisEsse é um dos motivos mais comuns para uma empresa, seja ela multinacional ou não, procurar um escritório de contabilidade. Sua função é garantir que todos os pagamentos sejam feitos corretamente e as regulamentações respeitadas, afastando possíveis problemas judiciais no futuro. Contratar esse serviço auxilia nas seguintes tarefas:

Admissão e demissão de colaboradores

Desde a contratação até o desligamento de colaboradores, o contador é o profissional que faz a ponte entre empresa e pessoa em cada tarefa burocrática. Dessa maneira, podemos incluir nisso o processamento da folha de pagamento. Assim, esse serviço é essencial em momentos como assinatura da carteira e rescisão de vínculo empregatício.

Auditoria contábil

Representa um dos recursos contábeis mais valiosos para as empresas, especialmente quando há uma preocupação maior com compliance. A auditoria passa um pente fino em todo o cenário financeiro, podendo apontar irregularidades, prováveis fraudes na gestão e outras falhas de gerenciamento.escritório de contabilidade para multinacionais

Essa inspeção pode acontecer esporadicamente, mas também ser algo constante, da rotina. Com essa análise, dados financeiros são completamente analisados para assegurar mais conformidade com as leis vigentes. Nesse sentido, documentos contábeis como fluxo de caixa e balanço patrimonial são examinados por meio desse serviço. 

Emissão de documentos para participação em licitações 

O contador desempenha um papel puramente estratégico quando se depara com clientes que estão participando de licitações. Nesse serviço, ele é o canal facilitador entre a empresa e o volume de documentos que precisa ser enviado. Ou seja, ter um escritório de contabilidade para essa finalidade economiza tempo. Afinal, o envio das documentações costuma ser realizado pessoalmente ou até mesmo por correio.

Uma das etapas mais densas desse trabalho é a emissão das Certidões de Regularidade, mas, quando feita da maneira correta, ajuda o negócio a conquistar possíveis licitações. Sendo assim, isso agrega mais credibilidade à imagem da empresa, mas também ao currículo do contador.

Entrega de obrigações acessórias 

É uma atividade bastante burocrática, pois, a complexidade do sistema tributário brasileiro, traz diversas várias exigências legais. Por esse motivo, é um dos serviços mais buscados pelas empresas.

Mas quais itens compõem a entrega de obrigações acessórias? Veja a seguir!

  • Declaração de Imposto Retido na Fonte: informações de pagamentos e recebimentos com imposto de renda retido;
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS): informações da folha de pagamentos.

Escrituração Contábil

Cuidar da escrituração contábil é uma das maiores responsabilidades na contabilidade. É uma atividade que trabalha com os livros fiscais da empresa, observando cada movimentação financeira realizada, controlando o que é essencial e inserindo informações em demonstrativos e outros documentos. Por isso, abrange algumas obrigações, como:

Na escrituração contábil, o segmento da empresa precisa ser considerado, principalmente para atender aos trâmites legais específicos de cada tipo de negócio. Esse é o papel do contador: ele vai analisar quais requisitos se aplicam a determinada situação. Além disso, quando a emissão de guias de impostos, como ICMS e ISS, é realizada, o empreendedor fica em dia com o fisco.

Planejamento estratégico 

Planejamento estratégico Planejar é imprescindível para o sucesso de qualquer modelo de negócio. Isso afeta diretamente no modo de atuação, construção de projeções e estabelecimento de metas a cumprir. Prova disso é que, uma vez ao ano, o empreendedor tem um tempo reservado para reestruturar suas atividades. 

Com a ajuda de um contador, a empresa consegue desenvolver metas coerentes com a realidade encarada. Ao mesmo tempo, esse profissional terá um papel-chave para estipular planos de ação e mostrar com clareza a probabilidade do planejamento estratégico ter êxito no prazo de 12 meses.

Quais são os principais desafios da contabilidade para multinacionais?

  • Legislação tributária brasileira

O sistema tributário brasileiro configura, por dois motivos, o primeiro desafio para um escritório de contabilidade para multinacionais: sua complexidade e a alta taxação. Legislação tributária brasileira

Para se ter uma ideia mais concreta disso, uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que temos a maior carga tributária da América Latina, chegando a 50% acima da média praticada nesta região. Além disso, o Banco Mundial trouxe um relatório que apurou que, no Brasil, os empreendedores gastam uma média de 1958 horas por ano para conseguir ficar em dia com o fisco. Isso é o equivalente a quase 3 meses. Ou seja, é um tempo que poderia ser destinado a outros fins.

Diante dessa realidade, com incontáveis siglas tributárias e obrigações fiscais, contratar um escritório de contabilidade para multinacionais é uma escolha inteligente. É um jeito de garantir mais tempo para focar em estratégias de crescimento.

  • Reportes entre matriz e filiais

Além de uma legislação tributária complexa, há um segundo desafio para as multinacionais: as trocas de informações entre matriz e filiais. É mais comum do que se pensa, encontrar empresas nas quais as unidades não têm planos de ação padronizados para situações específicas. Então, gestores acabam tomando decisões totalmente diferentes para um mesmo objetivo.

Nesse sentido, um profissional especializado pode criar fluxos de processo operacional e implantá-los no dia a dia da empresa. Com isso, é possível mapear cada tarefa, sua execução e ter mais organização. Uma tática adaptável às especificidades de cada país em que o negócio está presente.

Portanto, nesse caso, o contador calibra o diálogo entre matriz e filiais, proporcionando um sistema de comunicação interna mais eficiente.

  • Mundo Pós Covid-19

escritório de contabilidade para multinacionaisEm 2020, com a eclosão da pandemia do novo coronavírus, multinacionais se viram obrigadas a assumir novos comportamentos como colocar colaboradores em home office, analisar e cortar custos e ter uma relacionamento ainda mais próximo com seus clientes, conforme a nova realidade. Na contabilidade, não foi diferente.

Para uma adequação mais ágil ao novo normal, cresceu o número de empresas que buscaram pela terceirização de serviços contábeis. Em contrapartida, outros negócios mantiveram as operações de contabilidade internamente. Portanto, no mundo pós Covid-19, quem ainda não se adaptou, precisará tomar as providências necessárias para não ficar para trás em relação aos concorrentes.

  • Modernização com softwares de gestão

No contexto da transformação digital, os sistemas integrados de gestão especializada os ERPs têm ganhado cada vez mais espaço na contabilidade. Tanto que as principais autoridades fiscais brasileiras já fazem uso de softwares de reporte. Sendo assim, a automação se tornou uma aliada no cotidiano, reduzindo as horas de trabalho manual e aprimorando o gerenciamento de conformidades legais.

Dessa maneira, quando falamos de tecnologia, o principal desafio das multinacionais é iniciar a digitalização dos seus processos, caso isso ainda não tenha sido feito. Ou, em outros casos, melhorar o uso desse tipo de ferramenta na rotina da empresa. 

Sua empresa está preparada para mudar de escritório?

A princípio, é normal que colaboradores e lideranças de uma empresa demonstrem certa relutância diante de mudanças. No entanto, para corresponder às expectativas e cumprir com as obrigações fiscais de uma multinacional, é indispensável a migração para um escritório especializado.

Mas como identificar os sinais de que a sua empresa está pronta para mudar?

Você pode prestar atenção em alguns pontos:

Atendimento que deixa a desejar;
Comunicação falha;
Falta de atualização dos conhecimentos mais recentes sobre o sistema legislativo;
Prazos descumpridos;
Proatividade quase inexistente;
Uso de ferramentas ultrapassadas.

Portanto, se você não estiver satisfeito com a contabilidade atual, significa que é hora de mudar de parceiro. Embora pareça um bicho de sete cabeças, trocar de contador é muito simples! Primeiro, solicite o cancelamento dos serviços por e-mail. Lembre-se que é importante inserir os dados da empresa e a data de encerramento do contrato. escritório de contabilidade para multinacionais

Em seguida, peça de volta todas as informações cadastrais, contábeis, fiscais e pessoais. Outro pedido que deve ser feito é um relatório demonstrativo de todos os débitos com órgãos municipais, estaduais e federais. 

Ao mesmo tempo, a assinatura de um termo de transferência de responsabilidade técnica ajuda a ter mais tranquilidade nos trâmites envolvidos nessa migração. Às vezes, quase sempre, os próprios escritórios já providenciam esse documento.

É válido salientar que o contador atual terá um prazo de até 30 dias para ajustar as demandas relacionadas ao fim do contrato.

Viu como é fácil ter certeza de que sua empresa está preparada? E como a mudança é rápida? 

O seu negócio só tem a ganhar migrando para um escritório de contabilidade para multinacionais.

Conclusão

Ter uma multinacional e lidar internamente com informações fiscais de diferentes países pode ser muito desgastante. Assumir essa tarefa pode prejudicar a gestão de tempo, reduzir a produtividade e aumentar os custos, além de ser um fator de sobrecarga para o seu time.

Por isso, para gerenciar melhor a parte contábil, você pode contratar um escritório de contabilidade para multinacionais, como a CLM Controller. Utilizando nossos serviços, você poderá encontrar diversas vantagens em sua nova rotina. Além disso, será possível focar seus esforços em outras frentes da sua estratégia para continuar conquistando o mercado.

Solicite agora mesmo um orçamento gratuito e veja como ter um escritório de contabilidade para multinacionais pode transformar o seu negócio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *