O que é ESG e como funciona esse modelo de governança?

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O que é ESG e como funciona esse modelo de governança?

Neste artigo nós falamos sobre o que é ESG (Environmental, Social and Governance) e como esse tema é tratado no mercado financeiro.

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ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que tem como objetivo determinar se uma empresa é socialmente justa, sustentável e corretamente gerenciada (Imagem de Freepik).

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance e se refere a uma nova tendência do mercado financeiro que visa estimular as empresas de todo o mundo a estabelecerem práticas de governança que priorizem as questões sociais e ambientais.

De forma resumida, a sigla representa a integração da geração de valor econômico aliada à boas práticas sociais, ambientais e de governança corporativa.

A ideia partiu da necessidade de mover as empresas para um novo modelo de mercado, com responsabilidade e comprometimento para atuar com consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores.

A seguir, nós falamos sobre o que é ESG, como funciona, quais são os princípios e outras informações importantes que você empreendedor precisa saber sobre o assunto.

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O que é ESG?

ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que tem como objetivo determinar se uma empresa é socialmente justa, sustentável e corretamente gerenciada. É utilizado como medida para avaliar o desempenho das organizações em relação à sustentabilidade.

Em inglês, a sigla reúne os três pilares desse movimento: Environmental (Meio ambiente), Social e Governance (Governança).

No mercado financeiro, esses três pilares funcionam como critério para entender se uma empresa possui sustentabilidade empresarial, indo além de métricas financeiras.

Com o ESG, é possível mensurar se os negócios são opções viáveis para investimentos sustentáveis e se essas empresas estão engajadas em gerar impactos positivos nas áreas financeira, social e ambiental.

Dessa forma, incorporar o ESG aos modelos de negócio é uma forma de mostrar que lucro e propósito são indissociáveis e validar que a empresa tem consciência do seu papel enquanto agente social.

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Princípios do ESG

O ESG é definido por três princípios básicos que são: Ambiental, Social e Governança. A seguir falamos sobre o que cada um desses princípios compreende.

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Ambiental

Compreende exigências como a gestão adequada de resíduos, políticas de desmatamento, uso de energias renováveis, posicionamento da empresa em relação às mudanças climáticas, dentre outras práticas.

Além disso, para empresas que possuem áreas de terra, esse critério abrange o controle exercido por ela no local, se existem práticas de preservação da biodiversidade, educação ambiental, entre outras.

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Social

O princípio do Social é bastante abrangente e inclui o tratamento que a empresa dá aos seus colaboradores, promoção da segurança e saúde no trabalho, benefícios oferecidos, salário justo, etc.

Além disso, neste princípio também entram as ações que visam o combate ao trabalho escravo, trabalho infantil, à fome, violência e outros problemas sociais.

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Governança

O terceiro princípio é a governança, que está relacionada com a forma como a empresa é administrada. O ESG busca entender se a gestão atende aos interesses de todas as partes interessadas, indo de acionistas a clientes.

Além disso, avalia questões como a transparência financeira, remuneração de acionistas, relatórios contábeis e outras questões relacionadas à gestão.

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Investimentos em ESG

Os fundos de investimento e parte dos investidores realizam o que chamamos de análise de investimentos em ESG, prática que visa impulsionar os negócios e setores mais sustentáveis.

Ou seja, os investimentos em ESG têm como objetivo reconhecer e dar oportunidade às empresas que apresentam bons níveis de responsabilidade social, ambiental e de governança. Tudo isso é avaliado por meio do ESG.

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Quais as vantagens do ESG para empresas?

  • Redução de custos: Um bom desempenho em ESG ajuda a empresa a reduzir custos e ter práticas administrativas mais eficientes;
  • Reputação: Um dos maiores ganhos é com relação à reputação do negócio no mercado. Stakeholders e consumidores estão cada vez mais interessados em apoiar as empresas que estão trabalhando para gerar um impacto positivo no mundo;
  • Aumento da fidelização: Os clientes têm maior probabilidade de apoiar negócios que compartilham dos mesmos valores que eles. Isso contribui para aumentar a taxa de fidelização e a lucratividade a longo prazo;
  • Transparência e sustentabilidade: Empresas comprometidas com o ESG geralmente são mais transparentes em suas operações e possuem políticas fortes de incentivo à sustentabilidade;
  • Maior segurança para investidores: Empresas transparentes e sustentáveis são mais resilientes e oferecem maior segurança para os investidores;
  • Competitividade: O mercado está mudando e as empresas que querem manter sua competitividade precisam se alinhar às novas exigências tanto dos investidores quanto dos consumidores.

No Brasil, o cenário do ESG vem ganhando cada vez mais relevância e deve se fortalecer nos próximos anos. É muito importante que as empresas estejam atentas a essas mudanças.

E aí, sua empresa já desenvolve práticas alinhadas com os princípios do ESG? Compartilhe suas experiências conosco.

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