Qual a importância da contabilidade no comércio exterior?

Tempo de leitura: 3 minutos

Atuar no comércio exterior é o foco da maioria dos empreendedores, é sinônimo de lucro e crescimento para empresas de diversos nichos.

Para aumentar as possibilidades de sucesso nessa atividade a contabilidade se faz necessária!

Antes de tudo, o primeiro passo para quem deseja “navegar em águas mais profundas” é o RADAR. O Radar é um registro obrigatório para empresas que desejam realizar atividades de exportação e importação, seja pelo céu ou pelo mar.

RADAR, significa: Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros. 

Um dos principais fatores analisados para concessão do registro, é a capacidade econômica do contribuinte e a origem de seus recursos, e somente com registros contábeis bem elaborados é possível comprovar todo patrimônio e recursos financeiros.

Ou seja, nessa etapa mais burocrática é preciso considerar a importância e a presença de um profissional que:

– Observe o processo;

-Tenha conhecimento dos trâmites necessários;

– Esteja e se mantenha atualizado da legislação vigente;

– Respeite as Normas do Comércio Exterior de contabilidade;

– Entenda suas necessidades como cliente;

– Apoie no desenvolvimento de bons negócios.

Veja também: Conheça quais são os incentivos fiscais para importadores

Contabilidade no comércio exterior

A contabilidade é uma área “chave” em qualquer negócio, e no ramo de importação e exportação também!

Atuar no comércio exterior consiste basicamente em realizar exportação (enviar produtos para outros países), ou importação (trazer produtos de outros países para serem comercializados no mercado brasileiro), e para atuar nesse cenário é essencial que toda documentação contábil esteja em dia!

A necessidade de um profissional contábil surge devido alguns fatores:

– Alta complexidade das cargas tributárias;

– Documentação;

– Valorização/precificação de produtos;

– Mudança de legislação; 

– Atualização de normas; 

– Trâmites de pagamento;

– Conversão de moeda, entre outros fatores.

Afim de deixar esse assunto um pouco mais claro, vamos discorrer sobre os principais fatores da contabilidade para importação e exportação.

Veja também: Invoice, o que é e como funciona?

Contabilização em processo aduaneiro

Em processos aduaneiros, além da documentação e burocracia, outros fatores devem ser considerados, entre eles os gastos. 

Referente aos gastos, devemos considerar por exemplo: frete, comissões, taxas pagas na receita federal, estoque, entre outros que surgem durante a logística – isso é, qualquer gasto que foi necessário desde o fornecedor até o desembarque em terras tupiniquins.

E aqui, finalizamos um fato interessante que diz respeito aos impostos recuperáveis, esses valores não são inseridos nem no valor do produto nem no valor do transporte, são inseridos no grupo de impostos a serem recuperados nos ativos circulantes.

Do mesmo modo que o estoque, é necessário se programar muito bem para deixar os produtos ou matérias-primas que serão movimentados – desde a produção do produto até a entrega – à disposição da empresa, o planejamento de gastos e investimentos é primordial.

Leia mais: Quais os trâmites legais para a realização do comércio exterior?

Enfim, como pudemos perceber a contabilidade entra em várias etapas, desde a preparação dos documentos e registros legais, até o planejamento financeiro, transporte e organização de estoque. 

Uma consultoria contábil especializada facilita o processo e adequação da empresa, proporciona tranquilidade ao empreendedor para que ele foque sua atenção em outras atividades. 

Se você precisa da ajuda de uma contabilidade especializada para garantir melhores resultados para sua empresa  de importação, conheça as soluções da CLM Controller para o seu negócio.

4 Comentários



  1. Olá, boa tarde.
    Meu nome é Wellington, trabalho na Uyara Açaí.
    Indústria que nasce com o foco na exportação.
    Estamos localizados em São Paulo, Zona Leste, divisa com Santo André.
    E estamos precisando de um Escritório de Contabilidade especializado em exportação para nos dar toda assessoria nessa área tributária e todos os tramites da exportação.

    Gostaria de receber um orçamentou ou agendar um momento para conversar a respeito.

    Responder

  2. Somos uma empresa nacionalizada, trabalhamos hoje com importação, mas gostaríamos de entender mais sobre a exportação na parte tributária.

    Responder

    1. Bom dia Amanda, como vai? Encaminhei sua solicitação para nossos consultores e em breve vão entrar em contato com você.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − oito =