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Um grande erro cometido pelos empresários é avaliar as despesas com os seus funcionários apenas com base nos salários – sem considerar todos os outros custos que estão envolvidos na contratação. Leia toda a matéria e saiba quanto custa um funcionário para sua empresa.
Antes mesmo de contratar um funcionário já é preciso encarar despesas com recrutamento e seleção de profissionais. Após realizada a contratação, surgem os gastos com capacitação, treinamento e as despesas mensais com salários e encargos.
É justamente quando analisamos esses encargos que os custos realmente aparecem. São muitos os encargos que estão envolvidos no pagamento do salário a um funcionário – chegando a elevar os gastos mensais em mais de 65%.
Para que você tenha mais consciência sobre os gastos mensais da sua empresa, veremos neste artigo quanto custa um funcionário para a sua empresa. Confira.
Como avaliar quanto custa um funcionário?
Para avaliar quanto custa um funcionário é necessário analisar todas as despesas que surgem no momento em que uma empresa decide fazer a contratação. Muito mais do que o valor do salário, são vários os custos que estão direta ou indiretamente relacionados.
Mesmo considerando as diferentes formas de contratação de funcionários e todas as alterações promovidas com as reformas trabalhistas, é possível destacar quais são os principais despesas que ajudam a entender quanto custa um funcionário para a sua empresa.
Recrutamento
Os gastos começam antes mesmo que o funcionário esteja trabalhando para a sua empresa. Desde o momento da divulgação de uma nova vaga já iniciam as despesas desse novo funcionário – que incluem todo o processo de recrutamento e seleção do candidato.
[Saiba mais]: PIS e COFINS Monofásico Simples Nacional: como economizar dinheiro?
Capacitação e treinamento
Depois de contratado, o funcionário precisa passar por um período de treinamento e capacitações, certo? Em muitas empresas, esses são gastos recorrentes ao longo dos anos – representando mais despesas.
[Veja ainda]: Como emitir Nota Fiscal no Lucro Presumido?
Salário
Ao analisar quanto custa um funcionário para a empresa, o salário é o principal valor considerado, não é? Mesmo com todos os outros gastos que estão relacionados ao salário pago, esse continua sendo o maior custo de um funcionário para a organização.
Benefícios e encargos
São nos benefícios e encargos que está o grande segredo para analisar quanto custa um funcionário para uma empresa. Entre essas despesas estão INSS, FGTS, férias, 13º salário, vale-transporte, entre outros benefícios e encargos.
[LEIA TAMBÉM]: Imposto de Renda 2023, veja o que você precisa saber!
Outros custos
Podem existir diversos outros custos que variam entre uma empresa e outra. Um ótimo exemplo disso é o custo com o uniforme de um funcionário que precisa ser renovado com uma certa regularidade.
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Análise dos custos de um funcionário
Apesar de todos os custos que acabamos de ver, grande parte das despesas relacionadas ao funcionário estão concentradas no salário e nos encargos. Além disso, são justamente esses os gastos mais difíceis de serem identificados pelos empresários.
Para ajudá-lo a conseguir calcular exatamente quanto custa um funcionário para a sua empresa, vamos compreender os custos que estão envolvidos nos diferentes regimes tributários.
[Não perca]: Empresas optantes pelo Lucro Real ou Lucro Presumido
Veja quais são os principais encargos que incidem sobre o salário de um funcionário de empresas optantes pelo Lucro Real ou Lucro Presumido:
- Férias: 11,11%
- 13º salário: 8,33%
- INSS: 20%
- Seguro acidente de trabalho (SAT): 3%
- Salário educação: 2,5%
- Incra / SENAI / SESI / SEBRAE: 3,3%
- FGTS: 8%
- FGTS/Provisão de multa para rescisão: 4%
- Previdenciário sobre 13º/Férias/DSR: 7,93%
- Total: 68,18%
Isso significa que um funcionário que possui o salário de R$2.000,00 pode representar um custo aproximado de R$3.360 para a empresa – além dos gastos com Vale Transporte e Vale Refeição.
Empresas optantes pelo Simples Nacional
Já as empresas optantes pelo Simples Nacional estão isentas de recolherem alguns tributos e encargos. Por essa razão, os custos de manter um funcionário também são menores:
- Férias: 11,11%
- 13º salário: 8,33%
- FGTS: 8%
- FGTS/Provisão de multa para rescisão: 4%
- Previdenciário sobre 13º/Férias/DSR: 7,93%
- Total: 39,37%
Isso significa que um mesmo funcionário que possui um salário de R$2.000,00 pode representar um custo aproximado de R$2.788,00 para uma empresa do Simples Nacional – além dos gastos com Vale Transporte e Vale Refeição.
Você gostou das dicas para identificar quanto custa um funcionário para a sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!
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Fiz o cadastro e não recebi a planilha
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Olá Gabriela,
Sentimos muito que não tenha recebido a planilha. Enviamos ela no seu e-mail!
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não consigo baixar a planilha
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Boa tarde Rafael, tivemos um problema no link para baixar a planilha segue novo link, basta preencher o formulário e receber a planilha.
https://contabilidade.clmcontroller.com.br/planilha-calculo-de-tributos-do-simples
Grande abraço e tudo de bom pra você em 2023.
Atenciosamente,
Equipe CLM Controller.