Melhores ferramentas de controle de tarefas para empresas de TI

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você trabalha na área de TI, sabe que as atividades são contínuas e os projetos, constantes. Sem um monitoramento adequado, é normal perder os compromissos de vista.

Ferramentas de Controle de Tarefas
Existem várias ferramentas de controle de tarefas disponíveis para empresas de TI. A escolha da melhor ferramenta depende das necessidades e focados na empresa (Imagem de Freepik).

O que fazer para evitar esse cenário? O ideal é trabalhar com ferramentas de controle de tarefas.

Existem diferentes opções no mercado, mas o ideal é escolher aquelas que se ajustem melhor à sua rotina. Desse modo, você consegue acompanhar as diferentes etapas de um mesmo projeto, qualquer que seja a metodologia empregada. Você verá, inclusive, que existem aplicativos ideais para quem trabalha com Scrum, o método ágil de gerenciar projetos.

[Artigo]: Planejamento Tributário para Empresas de TI: Entenda a importância

Então, que tal conhecer as diferentes alternativas existentes? Confira a partir de agora:

1. Trello

Quando falamos em acompanhamento de tarefas, é impossível esquecer o Trello. Embasado na metodologia Kanban, esse aplicativo divide o projeto em atividades mhttp://www.trello.comenores, que são gerenciadas com mais facilidade.

Para isso, você cria cartões (cards) e quadros (boards). Cada unidade do primeiro representa uma atividade e está inserido em um ou mais quadros. Conforme o andamento do projeto, você altera o cartão pelas colunas criadas, a fim de indicar seu status.

Por exemplo: imagine que determinado projeto tenha um processo de avaliação de sistemas legados como uma de suas etapas. Nesse caso, você cria um board para o projeto e as colunas referentes a cada etapa: a fazer, fazendo e finalizado — ajuste conforme achar necessário.

Dentro de cada coluna, você insere quantos cards preferir e um deles é a avaliação de sistemas legados. Assim que o procedimento iniciar, envia para “fazendo” e depois para “finalizado”.

A vantagem dessa ferramenta é ser bastante intuitiva e fácil de manusear. Além disso, há visualização dos fluxos de trabalho, que permitem identificar se alguma etapa está parada por bastante tempo. Nessa situação, basta pesquisar qual é o gargalo existente.

O Trello ainda possibilita anexar arquivos, inserir comentários, adicionar pessoas, colocar etiquetas de identificação e fazer muito mais.

[Artigo]: 05 Boas práticas contábeis para empresas de TI.

2. Asana

Quer uma ferramenta que permita gerenciar as atividades em grupo? O Asana é perfeito para isso! O app oferece vários recursos práticos, como calendário com visão dos participantes e suas funções, chat, fórum de discussão e lista de atividades.

Uma das opções mais eficientes é a possibilidade de visualizar o que cada membro da equipe faz no momento para, então, determinar as próximas etapas. A comunicação também é facilitada, porque o chat é um canal rápido e direto.

De quebra, você ainda tem a chance de visualizar gráficos com a evolução do trabalho de cada equipe. Assim, identifica a produtividade dos colaboradores e consegue mensurar o nível de trabalho de cada um deles.

[Artigo]: Contabilidade para empresas de TI: entenda a importância de ser assessorado por esse profissional

3. Nirvana

Essa ferramenta utiliza a metodologia Getting Things Done (GTD) para controlar as tarefas da equipe. Esse método foi criado por David Allen com o objetivo de tirar as informações da mente e colocá-las no papel para focar o que é realmente importante.

Ao livrar sua mente dos pensamentos desnecessários, é capaz de colocar em prática os 5 estágios de produtividade:

  • coletar: deixar tudo à disposição no papel ou em uma caixa de entrada;
  • processar: representa dar significados, determinar prazos e avaliar quais são as prioridades;
  • organizar: é a arrumação dos itens processados por projeto e setor;
  • executar: é o processo de iniciar pelas atividades menores e se concentrar em uma de cada vez;
  • revisar: consiste em verificar se tudo funciona conforme os objetivos.

Com o Nirvana, você consegue visualizar todos os seus compromissos e decide aqueles que são prioritários. A consequência é uma gestão melhor da equipe de TI e o alcance de melhores resultados.

[Artigo]: Gestão financeira para empresas de Ti- Sinais que é hora de trocar de contador

4. Slack

Apesar de ser uma ferramenta de comunicação, o Slack tem como finalidade substituir o e-mail para facilitar as conversas rápidas. Assim, ações de menor impacto no projeto são agilizadas e os profissionais têm uma interação maior entre si.

Qual a vantagem para uma equipe de TI? Dividir os profissionais de acordo com a equipe da qual fazem parte para que eles sejam capazes de discutir estratégias, compartilhar experiências e solicitar auxílio quando necessário.

Desse modo, o Slack se torna uma ferramenta de controle de tarefas, já que cada membro da equipe consegue dizer o que fez e o que precisa ser realizado na próxima etapa. Isso evita falhas de comunicação, que normalmente geram atrasos e prejudicam a satisfação do consumidor final.

[Artigo]: Assessoria Contábil Especializada para Empresas de TI

5. Runrun.it

Essa plataforma criada por brasileiros é uma das melhores para gerir processos, atividades e recursos. O Runrun.it é um gerenciador de tarefas que emite relatórios sobre prazos e custos dos projetos, assim como a performance de cada membro da equipe.

Com essa ferramenta de controle de tarefas, torna-se muito mais fácil comprovar a importância do trabalho realizado pela TI e o retorno sobre o investimento (ROI) obtido. Isso porque a plataforma apresenta o custo por projeto, além do valor da hora de cada colaborador.

Com os relatórios gerados, você também identifica os gargalos existentes, as tarefas que tomam mais tempo e as atividades que precisam ser entregues por pessoa a cada período. O resultado é o monitoramento do andamento das atividades, com possibilidade de ultrapassar os obstáculos existentes com mais facilidade.

[Artigo]: 5 maiores erros de gestão de empresas de TI

6. Quire

Já pensou em utilizar uma ferramenta que apresenta os detalhes das atividades em uma coluna lateral? É isso que o Quire faz. Cada tarefa está em uma linha e, ao clicar sobre ela, são apresentadas as principais informações.

Essa facilidade de visualização é uma das marcas registradas desse app, que apresenta aparência dinâmica e moderna. Bastante versátil, a solução apresenta dois setores diferentes, que simplificam a gestão das atividades.

Entre os recursos disponíveis estão:

  • marcação dos itens finalizados para excluí-los da lista;
  • inserção de anexos;
  • adição de agendas;
  • upload de trabalhos prontos;
  • uso de tags para definir atividades e mais.

[Artigo]: Guia definitivo – Impostos de empresas de TI

7. Wunderlist

Ideal para equipes de TI e também para especialistas que desejam gerenciar suas atividades pessoais e profissionais, o Wunderlist oferece alertas frequentes sobre tarefas em andamento e permite sua organização de acordo com o nível de prioridade.

As tarefas mais importantes podem ser destacadas para evitar que você esqueça de executá-las. Para uma equipe com diferentes profissionais, o benefício é oferecer ao gestor uma visão mais ampla do que precisa ser realizado a cada etapa para verificar os resultados atingidos.

Conclusão

Como você pôde perceber, as ferramentas de controle de tarefas são variadas e têm recursos diferenciados. Algumas são mais profissionais, outras mais comuns. De todo modo, elas apresentam vantagens, que facilitam a rotina operacional e ajudam a equipe a alcançar os objetivos traçados.

E você, já pensou em como essas ferramentas contribuem para os resultados alcançados? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras equipes de TI a escolherem os aplicativos mais adequados e a contabilidade especializada em empresas de TI.

E se você quer contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar a performance financeira, conheça agora as soluções da CLM Controller.

Lucro-Presumido

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 12 =