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A primeira decisão que alguém precisa tomar quando decide abrir uma empresa é definir o ramo de atividade.
Na maioria das vezes, isso acontece antes mesmo que a pessoa perceba. Afinal, é o fator inicial para o inicio de um negócio.
No entanto, para determiná-lo com mais segurança e registrar o ramo de atividade mais adequado para a sua empresa, é fundamental entender o seu significado.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre esse conceito e dar algumas dicas muito valiosas na hora de defini-lo.
Então vamos buscar explicar mais do assunto, para que você receber dicas de como ter mais confiança para o sucesso durante a abertura das portas de sua empresa.
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Primeiro passo: entenda o que é ramo de atividade
Ramo de atividade é a informação que define em que área a sua empresa irá atuar, podendo ser dividida em três categorias básicas: indústria, comércio ou serviço.
Para evitar deixar dúvidas, vamos acompanhar mais sobre elas nos tópicos a seguir.
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1. Indústria
Recebe este nome pois trabalha com a matéria prima para transforma-la em produto final. As industrias de modo geral, são grandes responsáveis por comércio: seja para outros comércios, seja para o cliente direto,
Podemos considerar então, que sua principal função é criar itens de venda a partir de materiais brutos.
Um bom exemplo são as fábricas, que podem produzir roupas, medicamentos, alimentos e etc.
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2. Comércio
Podemos considerar, por exemplo, por supermercados, farmácias, padarias e lojas em geral.
Comercializar tudo que é fabricado pelo segmento industrial é seu objetivo. Tendo como propósito central a venda, o comércio pode ser dividido em dois tipos:
-
Varejista:
essa categoria é voltada exclusivamente para o consumidor final, trabalhando com vendas diretas e em quantidades menores.
-
Atacadista:
a segunda categoria é focada na venda para outras empresas cujo objetivo é revender os produtos adquiridos, além de ser realizada em maiores quantidades.
No entanto, existe também uma terceira possibilidade chamada de atacarejo. Nela os dois tipos de comércio, atacado e varejo, se mesclam.
Neste exemplo, é possível adquirir produtos em quantidades menores, mas, se preferirem, podem comprar em quantidades maiores e ter acesso a preços baixos, é comum esse tipo de venda de empresas para empresas.
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3. Serviços
O terceiro e último ramo de atividade é o de prestação de serviços e sua função é oferecer mão de obra de acordo com questões ou necessidades do consumidor ou empresa.
Alguns profissionais enquadrados nesse tipo de ramo de atividade são, por exemplo, psicólogos e advogados.
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O que você deve saber para definir o ramo de atividade da sua empresa
A princípio, quando decidimos empreender e abrir uma empresa, é muito importante considerar uma série de fatores que podem determinar o sucesso ou o fracasso da sua iniciativa.
Por isso, listamos a seguir pontos de atenção na hora de achar o ramo de atividade e garantir que o seu negócio seja bem-sucedido.
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Tenha paixão pelo trabalho
Em primeiro lugar, sem sombra de dúvidas, analisar se você está dedicando energia e entusiasmo o suficiente para essas tarefas.
Dentro desse contexto, pessoas que amam aquilo com o qual trabalham têm mais chances de prosperar na abertura de uma empresa.
Portanto, antes de definir o seu ramo de atividade, é essencial compreender se essa atividade específica te deixa motivado e disposto a seguir em frente.
Se for algo que te move, vale a pena investir tempo e dinheiro nisso. Caso contrário, é possível descartar a ideia de inicio.
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Seja um expert no assunto
Dominar conhecimentos sobre o segmento no qual você pretende atuar, pode facilitar e muito quando chegar a hora de definir um ramo de atividade.
É importante que o empreendedor estude bastante sobre a área escolhida e tenha experiência para conduzir a empresa da melhor maneira possível rumo ao sucesso.
Além disso, para sempre se manter crescendo e trazendo melhorias, é importante se manter atualizado com os principais assuntos do segmento em si e dos cenários mundial e econômico. Essa é uma regra de ouro.
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Saiba quem é o seu público-alvo
Em um primeiro momento, conhecer quem você pretende convencer a comprar seu produto ou serviço ou contratar sua mão de obra é um fator que afeta bastante quando falamos de definir um ramo de atividade.
Dessa forma, antes de permitir qualquer transação comercial, é imprescindível dar uma olhada se a solução proposta atende verdadeiramente às expectativas e necessidades dos consumidores e das empresas.
Esse passo, além de ser fundamental na jornada para registro de ramo de atividade, mostra o quanto é preciso compreender o jeito mais eficaz de se comunicar com seus potenciais clientes com muito mais tranquilidade.
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Faça uma análise de mercado
Uma tática que também ajuda muito na definição do ramo de atividade é explorar mais a fundo informações sobre o mercado em que a sua atividade está inserida.
Durante seus estudos, você irá descobrir dados importantes sobre o nicho de mercado que você pretende atuar, como crescimento ou queda e uma visão geral que vai te informar se vale a pena ou não começar um negócio no segmento.
Outro caminho para guiar essa pesquisa é por meio do estudo dos concorrentes. Olhar por esse ângulo proporciona percepções cruciais como falhas alheias que não devem ser repetidas e pontos fortes podem agregar bastante na construção do seu negócio.
Pense a longo prazo
Durante seus estudos sobre a área que quer atuar, lembre-se sempre de chegar se as projeções para o futuro são boas ou ruins.
A partir deste tipo de dado que você descobrirá em suas pesquisas, você poderá ter uma ideia mais clara para ter certeza se vale a pena ou não o investimento na abertura de uma nova empresa.
Nesse sentido, juntar essas informações ajuda a evitar eventuais prejuízos logo no começo da trajetória da nova empresa e, principalmente, reduz as chances dela fracassar e fechar as portas.
Portanto, estudar sobre o seu segmento nunca é demais, sobretudo quando novos conhecimentos fortalecem a sua visão estratégica a curto e longo prazo.
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Conclusão
Bom, como é possível ver, abrir uma empresa exige decisões bastante importantes para o crescimento de um negócio de sucesso.
Definir o ramo de atividade, por exemplo, é a primeira decisão que será feita por quem for empreender.
Porém, ao contrário do que se pensa à primeira vista, fazer essa escolha não é uma tarefa tão simples.
Você precisará dedicar muito estudo para ser expert no comportamento do mercado e de seus concorrentes.
É muito importante analisar qual o ramo de atividade melhor se encaixará na sua estratégia. Pense como empreendedor!
Isso será um fator decisivo no sucesso ou fracasso do empreendimento.
Agora a nossa dica: mergulhe nessas pesquisas e monte uma base bem fundamentada para que a sua empresa possa nascer bem amparada e pronta para crescer com saúde.
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