O que é Ramo de Atividade e como definir sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

A primeira decisão que alguém precisa tomar quando decide abrir uma empresa é definir o ramo de atividade.

Na maioria das vezes, isso acontece antes mesmo que a pessoa perceba. Afinal, é o fator inicial para o inicio de um negócio.

No entanto, para determiná-lo com mais segurança e registrar o ramo de atividade mais adequado para a sua empresa, é fundamental entender o seu significado.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre esse conceito e dar algumas dicas muito valiosas na hora de defini-lo.

Então vamos buscar explicar mais do assunto, para que você receber dicas de como ter mais confiança para o sucesso durante a abertura das portas de sua empresa.

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Primeiro passo: entenda o que é ramo de atividade

Ramo de atividade é a informação que define em que área a sua empresa irá atuar, podendo ser dividida em três categorias básicas: indústria, comércio ou serviço.

Para evitar deixar dúvidas, vamos acompanhar mais sobre elas nos tópicos a seguir.

1. Indústria

Recebe este nome pois trabalha com a matéria prima para transforma-la em produto final. As industrias de modo geral, são grandes responsáveis por comércio: seja para outros comércios, seja para o cliente direto, 

Podemos considerar então, que sua principal função é criar itens de venda a partir de materiais brutos.

Um bom exemplo são as fábricas, que podem produzir roupas, medicamentos, alimentos e etc.

2. Comércio

Podemos considerar, por exemplo, por supermercados, farmácias, padarias e lojas em geral.

Comercializar tudo que é fabricado pelo segmento industrial é seu objetivo. Tendo como propósito central a venda, o comércio pode ser dividido em dois tipos:

  • Varejista:

    essa categoria é voltada exclusivamente para o consumidor final, trabalhando com vendas diretas e em quantidades menores.

  • Atacadista:

    a segunda categoria é focada na venda para outras empresas cujo objetivo é revender os produtos adquiridos, além de ser realizada em maiores quantidades.

No entanto, existe também uma terceira possibilidade chamada de atacarejo. Nela os dois tipos de comércio, atacado e varejo, se mesclam.

Neste exemplo, é possível adquirir produtos em quantidades menores, mas, se preferirem, podem comprar em quantidades maiores e ter acesso a preços baixos, é comum esse tipo de venda de empresas para empresas.

3. Serviços

O terceiro e último ramo de atividade é o de prestação de serviços e sua função é oferecer mão de obra de acordo com questões ou necessidades do consumidor ou empresa. 

Alguns profissionais enquadrados nesse tipo de ramo de atividade são, por exemplo, psicólogos e advogados.

O que você deve saber para definir o ramo de atividade da sua empresa

A princípio, quando decidimos empreender e abrir uma empresa, é muito importante considerar uma série de fatores que podem determinar o sucesso ou o fracasso da sua iniciativa.

Por isso, listamos a seguir pontos de atenção na hora de achar o ramo de atividade e garantir que o seu negócio seja bem-sucedido.

Tenha paixão pelo trabalho

Em primeiro lugar, sem sombra de dúvidas, analisar se você está dedicando energia e entusiasmo o suficiente para essas tarefas.

Dentro desse contexto, pessoas que amam aquilo com o qual trabalham têm mais chances de prosperar na abertura de uma empresa

Portanto, antes de definir o seu ramo de atividade, é essencial compreender se essa atividade específica te deixa motivado e disposto a seguir em frente.

Se for algo que te move, vale a pena investir tempo e dinheiro nisso. Caso contrário, é possível descartar a ideia de inicio. 

Seja um expert no assunto

Dominar conhecimentos sobre o segmento no qual você pretende atuar, pode facilitar e muito quando chegar a hora de definir um ramo de atividade.

É importante que o empreendedor estude bastante sobre a área escolhida e tenha experiência para conduzir a empresa da melhor maneira possível rumo ao sucesso.

Além disso, para sempre se manter crescendo e trazendo melhorias, é importante se manter atualizado com os principais assuntos do segmento em si e dos cenários mundial e econômico. Essa é uma regra de ouro.

Saiba quem é o seu público-alvo

Em um primeiro momento, conhecer quem você pretende convencer a comprar seu produto ou serviço ou contratar sua mão de obra é um fator que afeta bastante quando falamos de definir um ramo de atividade.

Dessa forma, antes de permitir qualquer transação comercial, é imprescindível dar uma olhada se a solução proposta atende verdadeiramente às expectativas e necessidades dos consumidores e das empresas.

Esse passo, além de ser fundamental na jornada para registro de ramo de atividade, mostra o quanto é preciso compreender o jeito mais eficaz de se comunicar com seus potenciais clientes com muito mais tranquilidade.

Faça uma análise de mercado

Uma tática que também ajuda muito na definição do ramo de atividade é explorar mais a fundo informações sobre o mercado em que a sua atividade está inserida. 

Durante seus estudos, você irá descobrir dados importantes sobre o nicho de mercado que você pretende atuar, como crescimento ou queda e uma visão geral que vai te informar se vale a pena ou não começar um negócio no segmento.

Outro caminho para guiar essa pesquisa é por meio do estudo dos concorrentes. Olhar por esse ângulo proporciona percepções cruciais como falhas alheias que não devem ser repetidas e pontos fortes podem agregar bastante na construção do seu negócio.

Pense a longo prazo

Durante seus estudos sobre a área que quer atuar, lembre-se sempre de chegar se as projeções para o futuro são boas ou ruins.

A partir deste tipo de dado que você descobrirá em suas pesquisas, você poderá ter uma ideia mais clara para ter certeza se vale a pena ou não o investimento na abertura de uma nova empresa.

Nesse sentido, juntar essas informações ajuda a evitar eventuais prejuízos logo no começo da trajetória da nova empresa e, principalmente, reduz as chances dela fracassar e fechar as portas.

Portanto, estudar sobre o seu segmento nunca é demais, sobretudo quando novos conhecimentos fortalecem a sua visão estratégica a curto e longo prazo.

Conclusão

Bom, como é possível ver, abrir uma empresa exige decisões bastante importantes para o crescimento de um negócio de sucesso.

Definir o ramo de atividade, por exemplo, é a primeira decisão que será feita por quem for empreender. 

Porém, ao contrário do que se pensa à primeira vista, fazer essa escolha não é uma tarefa tão simples.

Você precisará dedicar muito estudo para ser expert no comportamento do mercado e de seus concorrentes.

É muito importante analisar qual o ramo de atividade melhor se encaixará na sua estratégia. Pense como empreendedor!

Isso será um fator decisivo no sucesso ou fracasso do empreendimento. 

Agora a nossa dica: mergulhe nessas pesquisas e monte uma base bem fundamentada para que a sua empresa possa nascer bem amparada e pronta para crescer com saúde.

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